Araraquara Agora Publicidade 728x90
06/10/2022 às 12h47min - Atualizada em 06/10/2022 às 12h47min

Em novo atraso, Ponte dos Machados só em 2023; será que ela resiste ao período chuvoso?

Governo Edinho Silva deu nova previsão para entregar a ponte; serão completados 3 anos desde que danos estruturais foram identificados no local

Foi adiado novamente o prazo para entrega da nova Ponte dos Machados por parte da prefeitura de Araraquara. Segundo o governo Edinho Silva (PT), a obra agora deve ser terminada somente no primeiro trimestre de 2023. Com isso, serão aproximadamente 3 anos de espera pelo término da construção desde que danos estruturais foram identificados no local, em janeiro de 2020. 

Enquanto ainda não é entregue, a Ponte dos Machados coleciona capítulos de uma novela composta por diversos prazos não cumpridos por parte da prefeitura de Araraquara. Com danos estruturais identificados ainda em 2020, somente em julho de 2021 o município assinou com o governo estadual um convênio para a construção da nova ponte, com prazo estimado de 180 dias para a construção. No dia 12 de novembro do mesmo ano, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), divulgou que a previsão era que a obra fosse terminada no primeiro semestre de 2022. 

"A nova ponte será mais alta que a atual, aumentando a vazão do Córrego do Ouro. Será uma estrutura totalmente moderna. O projeto também inclui uma ciclovia. A previsão de término é para o primeiro semestre de 2022", divulgou o prefeito de Araraquara no dia 12 de novembro de 2021 após uma reunião com moradores da região.

Em janeiro de 2022 a segunda etapa das obras foi iniciada, porém ainda assim a obra atrasou. No dia 2 de agosto a prefeitura de Araraquara divulgou um novo prazo para entregar a nova Ponte dos Machados: o mês de novembro.

Porém, em setembro deste ano, a prefeitura divulgou que um aditivo do contrato seria publicado, prevendo mais 180 dias de construção no local. Agora, a nova previsão de entrega foi divulgada: primeiro trimestre de 2023, ou seja, podendo ser em janeiro, fevereiro ou março. No entanto, resta saber se os trabalhos resistirão em caso de período de chuvas.

Vale lembrar que durante esse tempo de obras, a obra da ponte chegou a ser até mesmo alvo de fiscalização do
 Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), entrando em um relatório de construções paralisadas. "Todas as Prefeituras e órgãos estaduais serão notificados pelo TCESP a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso. Os valores das obras paralisadas que foram vistoriadas serão divulgados somente após a consolidação total dos dados", mencionou o TCESP em outubro de 2021. 

Como está o andamento das obras?

A prefeitura divulgou nesta quarta-feira (5) que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade auxilia a construtora na contenção da encosta no entorno da Ponte dos Machados. "Foram retiradas árvores próximas ao talude do lado esquerdo da ponte, sentido Araraquara – Guarapiranga, no quilômetro inicial da rodovia vicinal Abílio Augusto Corrêa. Os serviços visam ampliar a proteção do talude com gabião, esse formado com pedras rachão e telas com malhas hexagonais", detalhou. 

De acordo com a prefeitura, "a nova ponte terá base de concreto, vigas de sustentação da pavimentação, pré-moldadas com 27 metros lineares. Também haverá calçadas nas laterais e espaço para ciclistas e gradil de proteção de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. A largura total da ponte será de 13 metros".

  

 

 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90