Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/07/2020 às 14h52min - Atualizada em 25/07/2020 às 14h42min

"O grande pulo do gato em Araraquara foi a parceria com a Unesp", destaca Honain

Por Rian Fernandes

As testagens de coronavírus em Araraquara são destaque não somente regional, mas também no Brasil, e isso já não é segredo para ninguém. No entanto, um "pulo do gato" que ajudou a cidade a ter um bom desempenho no enfrentamento da doença foi a parceria promovida com a Unesp de Araraquara, uma vez que o laboratório da universidade realiza, com rapidez, os exames enviados pelo município com suspeitas da Covid-19. Pelo menos foi o que reforçou a secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, em um trecho da coletiva nas redes sociais. 

Ao falar sobre os testes feitos em Araraquara, Eliana Honain comentou que existe laboratório que demora 10 dias para entregar os resultados das amostras enviadas. Enquanto isso a Unesp de Araraquara, com uma capacidade máxima de 120 exames diários que podem ser feitos, é mais ligeira na divulgação. "O grande pulo do gato em Araraquara foi a parceria com a Unesp pela rapidez", destacou ela sobre a universidade. 

Ainda de acordo com a secretária de Saúde, a Unesp vai tentar começar a atender mais a demanda diária de Araraquara. Inclusive, a Prefeitura de Araraquara está tentando a compra de kits que faltam na universidade para colocar em funcionamento um outro aparelho e aumentar a capacidade de testagem. 

Toda a testagem da Unesp, até agora, foi patrocinada por uma empresa, que termina dia 15 de agosto. No entanto, segundo Eliana, já está sendo feita uma nova contratação para que os exames continuem. "Não tem, acho que no país, alguém com a rapidez da Unesp de Araraquara. Nós somos muito bem acostumados", reforçou a secretária de Saúde sobre o trabalho desenvolvido pelos universitários. 

Balanço de testes

Em um balanço de atendimentos prestados referentes ao coronavírus prestados para Araraquara foi divulgado na última segunda-feira (20), por meio do Comitê de Contingência que recebeu da Secretaria de Saúde os dados. De acordo com o levantamento, a Unesp de Araraquara já tinha realizado um total de 6.653 exames. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90