Araraquara Agora Publicidade 728x90
13/02/2023 às 01h20min - Atualizada em 13/02/2023 às 01h20min

Infecções sexualmente transmissíveis aumentam quase 70% em Araraquara

Somente os registros de sífilis aumentaram em cerca de 174%. Casos de Aids também cresceram

Por Rian Fernandes
Rovena Rosa/Agência Brasil
Os casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST's) aumentaram quase 70% em Araraquara entre os anos de 2021 e 2022. Os dados foram obtidos junto a prefeitura de Araraquara e, com a chegada do Carnaval, a preocupação é para o surgimento de possíveis novos registros. Para isso, se preservar é essencial. 

A cidade registrou em 2021, 740 casos infecções sexualmente transmissíveis, de acordo com o relatório do município. Entre eles, 286 de sífilis, 60 de HIV/Aids, 20 de hepatites B e C, 84 de profilaxia pós-exposição por falta de preservativo e outros 290 confirmações de infecções gerais (condiloma, herpes simples ,corrimento uretral e cervical,úlcera em genitália). 

Já no ano passado, o crescimento foi de aproximadamente 68.1% no diagnóstico de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis. Entre eles, os números da sífilis mais que dobraram, visto que de 286 registros em 2021, Araraquara passou para um total de 785 confirmações em 2022 (aumento de 174.4%). 

Somando a sífilis com outras doenças, Araraquara teve em 2022 um total de 1244 registros de infecções sexualmente transmissíveis. Também foram confirmados no ano passado casos de HIV/Aids (76), hepatites B e C (9), profilaxia pós-exposição por falta de preservativo (95) e infeccções gerais que incluem condiloma, herpes simples, corrimento uretral e cervical e úlcera em genitália (279). 

As ações

Com a chegada do Carnaval, a prefeitura de Araraquara enfatizou que as atividades de campanha de conscientização para que as pessoas se previnam começam nesta segunda-feira (13), se estendendo também çara dias posteriores da folia. Na ocasião, estão previstas ações educativas, além de testagens contra infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos masculino e feminino e folhetos informativos. 

Os atendimentos 

Os atendimentos para urgência em casos de rompimento do preservativo são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), conforme a Gerência do Programa Municipal de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde. Depois, o atendimento durante a semana é feito na emergência da Santa Casa, assim como os sábados, domingos e feriados. 

Em caso de suspeita de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, o atendimento é oferecido em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira.

Os serviços de atendimento devem ser procurados dentro de no máximo 72 horas em casos de rompimento do preservativo. 

Testagem rápida 

A testagem rápida para IST/Aids é realizada ao longo de todo o ano na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids (CTA), que fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1435, no Centro. O horário é das 8h30 às 14h. 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90