Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/07/2023 às 18h23min - Atualizada em 15/07/2023 às 18h23min

Primeiro Edinho, depois Lula: servidores públicos terão ponto facultativo em jogos da seleção feminina na Copa

Competição feminina será contemplada com ponto facultativo pela primeira vez

Com informações/ Estadão Conteúdo
Foto: Thais Magalhães/ CBF

Servidores públicos federais terão ponto facultativo durante jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia de 2023.

 

De acordo com informações da Agência Brasil, o Ministério da Gestão e Inovação publicará na próxima terça-feira, 18, uma portaria no Diário Oficial da União com a adoção da medida que permitirá a folga do trabalho de colaboradores para assistirem às partidas.

 

A flexibilização já é tradicional em jogos da seleção masculina e ocorreu na Copa do Mundo do Catar de 2022. No entanto, é nova para uma competição feminina, que será contemplada com o ponto facultativo pela primeira vez.


A medida funcionará da seguinte maneira:

  • Expediente terá início às 11h em dias que os jogos começarem às 7h30 no horário de Brasília;
  • Expediente terá início ao meio-dia quando iniciarem às 8h.

 

O documento ainda prevê a compensação de horas não trabalhadas até 29 de dezembro.


A ministra do Esporte, Ana Moser, vê a medida como um passo para maior inclusão das mulheres na cultura e dia a dia dos brasileiros.

 

"Coloca o esporte feminino em um lugar de mais destaque", disse a ministra ao Estadão, destacando também a representatividade: "Imagina quantas meninas vão ver mulheres jogando a Copa do Mundo com todos em casa podendo assistir aos jogos. É colocar o futebol feminino mais próximo da cultura das famílias".
 



A ministra ainda acrescentou que o ponto facultativo pode ajudar no crescimento da modalidade. "É lógico que, de muitas maneiras, o futebol feminino ainda está longe do futebol masculino, mas são ações como essa que vão potencializando a inclusão das mulheres, e isso, culturalmente, é grande", comentou.

 

"É um pequeno gesto, mas é de pequenos gestos somados que vamos alimentar a ampliação da cultura do futebol para que cresça e inclua as mulheres", finalizou Ana Moser.
 
 

 

Araraquara

 

No início do mês, o prefeito Edinho Silva assinou portariagarantindo aos servidores municipais ponto facultativo nos horários dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

De acordo com o documento, de 3 de julho de 2023, nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol Feminina disputar partidas pela Copa do Mundo de Futebol Feminino, nos meses de julho e de agosto, o horário de início do expediente nas repartições públicas municipais, bem como no Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE), inclusive para o atendimento ao público, será alterado.
 

  • Quando a partida tiver início às 7 horas, o início do expediente será às 10 horas;
  • Quando o início for 7h30, o expediente começará às 10h30;
  • Quando os jogos começarem às 8 horas, o expediente terá início às 11 horas.
  • Os serviços considerados essenciais serão prestados normalmente à população.

 

Vai Brasil



A estreia da seleção brasileira está marcada para 24 de julho, às 8h, contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium. O segundo jogo será no dia 29, frente à França, às 7h no Sidney Football Stadium, e o fechamento da fase de grupos em 2 de agosto, contra a Jamaica, no Melbourne Rectangular Stadium, também às 7h. Todas as partidas serão disputadas na Austrália.


O Brasil nunca foi campeão da Copa do Mundo Feminina, sendo o melhor resultado um vice-campeonato para a Alemanha em 2007. Na última edição, em 2019, a equipe foi eliminada nas oitavas de final para as francesas. Há uma movimentação por parte de Ana Moser para que o País se candidate como sede do Mundial de 2027.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90