Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/02/2024 às 10h11min - Atualizada em 19/02/2024 às 10h11min

Mutirão de grafite transforma escola de Araraquara em espaço de arte e pertencimento; 'cor e vida'

Escola com sua cara, com a cara da comunidade, diz artista

Divulgação
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


Leia Ainda:
PAT de Araraquara divulga vagas para caixa, barman e serviços gerais para limpeza.
Receita realiza leilão com produtos inusitados; fantasia de Transformers e celulares a partir de R$ 450.





Um mutirão com a participação de 17 grafiteiros de Araraquara mudou o visual da Escola Estadual Professora Lia Rolfsen, localizada no bairro Cecap. A ação aconteceu nos dias 09 e 10 de fevereiro. O evento, intitulado “A Escola é Nossa”, foi uma iniciativa do Coletivo Bases em parceria com a instituição de ensino, com o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor e inspirador, promovendo um diálogo entre arte e educação.



 

 

Troca Importante

 

 

O mutirão contou com a participação dos grafiteiros locais, que, de maneira militante, dedicaram seu talento e tempo para criar peças de graffiti que refletem sobre a educação e a importância da escola como um centro de conhecimento e troca.

 

A iniciativa visa não apenas embelezar o espaço físico, mas também estimular a reflexão e o senso de pertencimento entre os estudantes e a comunidade local.
 

 

 

Arte Contra o Desafio

 

A escola, que enfrenta desafios como furtos, encontrou no graffiti uma poderosa forma de resposta. O mutirão se destaca como uma ação afirmativa, demonstrando que é possível superar adversidades por meio da expressão artística e da mobilização comunitária. “A arte cumpre um papel fundamental, acreditamos que a periferia é o centro”, afirma Nei, membro do Coletivo Bases, ressaltando o impacto positivo que a iniciativa tem tanto para a escola quanto para o entorno.



 

 


Oficinas de Graffiti: Educação Além das Salas de Aula

 

Fazendo parte do evento, aconteceram oficinas de graffiti para os estudantes, marcando o início das aulas. Estas oficinas têm como objetivo apresentar a cultura do graffiti, suas técnicas, e discutir sua relevância para o Hip Hop e para a cidade de Araraquara. Além disso, visa mostrar como a arte pode ser um vetor de transformação social e um meio para fortalecer a escola como um espaço de conhecimento coletivo.

 

Para Nego, grafiteiro responsável pela curadoria e mobilização, o graffiti tem esse papel, “levar arte para quebrada, e todos os grafiteiros que estão presentes neste mutirão, são engajados para mudar a cara da periferia da cidade, como estamos com esse mutirão criando algo para acolher os alunos que iram encontrar a escola com sua cara, com a cara da comunidade, cheia de cor e vida”, diz Nego.

 

 

Um Esforço Coletivo

 

 

A iniciativa do mutirão contou também com o apoio da comunidade, que colaborou com recursos para a compra de materiais. Tadeu Marcato, Vice-diretor de convívio da Escola Angelina Lia Rolfsen, destaca: “Isso mostra como é possível mudar de forma coletiva, trazendo para a escola a linguagem de seus alunos e utilizando a arte como meio de transformação.”

 

 

A ação “A Escola é Nossa” não apenas revitalizou o espaço físico da Escola Estadual Professora Lia Rolfsen, mas também reforçou o papel da arte e da educação como pilares fundamentais para o desenvolvimento da comunidade e para a construção de um futuro mais inclusivo e participativo.

 

 

Grafiteiros participantes:

 


 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90