Araraquara Agora Publicidade 728x90
11/03/2024 às 09h31min - Atualizada em 11/03/2024 às 09h31min

Hip Hop de Araraquara é tombado como Patrimônio Imaterial; entenda a importância

Decreto municipal valida as riquezas das tradições, as práticas, as expressões e os conhecimentos do Hip Hop, transmitidos ao longo das gerações

Direto da Redação
Divulgação/Coletivo Bases
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


Leia ainda:
Prefeitura lança pacote de programas de políticas públicas às mulheres de Araraquara.





Em um movimento histórico para a cultura do município, o Hip Hop de Araraquara foi tombado como "Patrimônio Imaterial de Araraquara", por conta de iniciativa do Coletivo Bases.

 

O reconhecimento veio após um processo meticuloso de análise conduzido pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (COMPPHARA), que resultou na publicação do decreto municipal Nº 13.468, em 8 de fevereiro de 2024.

 

Valida deliberação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental de Araraquara acerca do tombamento do Movimento Cultural Hip Hop e seu consequente registro no patrimônio imaterial do Município”, diz o decreto.
 


 

A jornada para esse marco começou em 16 de maio de 2023, quando o Coletivo Bases submeteu a documentação necessária ao COMPPHARA, embasando o pedido de tombamento do Movimento Cultural Hip Hop de Araraquara. Antes do pedido formal, o coletivo empreendeu esforços de pesquisa e diálogo com membros da comunidade hip hop, coletando relatos sobre o impacto do movimento em suas vidas e na dinâmica social da cidade.





 

Este reconhecimento não apenas valoriza a contribuição significativa do Hip Hop para a cultura e sociedade de Araraquara, mas também garante que sua influência e legado sejam preservados para as gerações futuras.
 

 

O Hip Hop tem sido um veículo para expressão, mudança social, e empoderamento, especialmente nas periferias da cidade, destacando-se como uma força vital para a juventude e a discussão de questões urbanas.

 

 

 

Patrimônio Imaterial

 

 

O patrimônio imaterial, ao contrário do patrimônio material, refere-se à riqueza das tradições, práticas, expressões e conhecimentos transmitidos ao longo das gerações. Este reconhecimento do Hip Hop como patrimônio imaterial reforça a importância de preservar e valorizar as manifestações culturais vivas que moldam nossa identidade coletiva e diversidade cultural.

 

 

Coletivo Bases

 

 

O Coletivo Bases e toda militância e artistas da cultura, celebra esta conquista como um reconhecimento do esforço coletivo e dedicação da comunidade Hip Hop de Araraquara. “Este marco é um testemunho da vitalidade e relevância do Hip Hop na estrutura social e cultural da cidade, marcando um passo significativo na valorização e preservação da diversidade cultural e expressão artística”, diz José Lopes Nei.

 

Este reconhecimento não é apenas uma vitória para a comunidade Hip Hop de Araraquara, mas também um lembrete do poder transformador da cultura e da arte na construção de uma sociedade justa e igualitária, que tenha nas quebradas o centro das ações”, reforça Nei.
 



 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90