Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/03/2024 às 14h36min - Atualizada em 12/03/2024 às 14h36min

Mulheres dominam quase 70% dos cargos do funcionalismo público de Boa Esperança do Sul

Presença feminina se estende por diversos setores, inclusive em funções de chefias de departamento

Cerca de 70% do funcionalismo público municipal de Boa Esperança do Sul é composto por mulheres. O percentual destaca o quanto a atuação e a representatividade feminina contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos serviços na cidade, inclusive em funções de chefes de departamento.

De acordo com dados do setor de Recursos Humanos da Prefeitura, o município conta atualmente com 788 funcionários municipais. Desses, 545 são mulheres, que trabalham em vários departamentos. A presença feminina nos serviços públicos da cidade representa 69,16%, com maior predominância nos cargos de professora, berçarista e auxiliar de serviços gerais.

Segundo o prefeito Manoel do Vitorinho (MDB), tamanha presença feminina nos serviços públicos do município é motivo de orgulho para a administração. "O trabalho das mulheres tem contribuído diretamente para o desenvolvimento dos nossos serviços, com empatia, versatilidade e outras qualidades. A capacidade de cada uma delas faz com que a gente conquiste o progresso em busca de uma cidade melhor", destaca.

A predominância feminina também é visível em funções de diretorias de departamentos, diretorias de unidades de ensino, supervisão e coordenação de setores, diretoras adjuntas e assessorias. Do total de 52 cargos entre essas áreas, 35 (67,30%) são ocupados por mulheres.

"A presença da mulher nos departamentos municipais e principalmente em cargos de chefia é fundamental para a garantia de que as vozes, as perspectivas e direitos femininos sejam defendidos. Nosso papel é muito relevante, principalmente para garantir igualdade de condições, começando por nosso município, uma vez que participamos efetivamente da promoção de políticas públicas", enfatiza a diretora de Governo, Thais Romano.

Para a diretora especial de Recursos Humanos, Larissa Aparecida Fernanda Rodrigues da Silva, a predominância feminina na Prefeitura é relevante tendo em vista a histórica luta das mulheres por direitos iguais. "Essa representatividade envia mensagens poderosas, destacando a importância da inclusão e oferecendo um exemplo inspirador para as mulheres. Além disso, contribui para políticas mais abrangentes e sensíveis às diversas necessidades da cidade".

As mulheres também são maioria na população do município, segundo dados do último Censo do IBGE. De 12.978 habitantes, 6.589 (50,77%) são mulheres.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90