Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/12/2020 às 11h41min - Atualizada em 10/12/2020 às 11h41min

Pesquisador usa zircônia para confecção de próteses dentárias

Nos últimos anos, a odontologia tem proporcionado muitas opções de tratamento oral que se destinam a recuperar dentes que foram perdidos. O implante dentário está entre as técnicas mais modernas e é aplicado por meio de pinos ou parafusos de titânio que funcionam como a raiz do dente.

De acordo com o dentista Oscar Muñoz, a principal característica da modalidade é poder devolver aos pacientes o sistema mastigatório, possibilitando o pleno funcionamento das articulações de modo que além do bem-estar e autoestima, a qualidade de vida também seja restaurada.

“A implatodontia fornece uma variedade de modelos disponíveis no mercado, entre eles, o chamado cone morse, que oferece mais facilidade de encaixe e melhor acomodação das distâncias biológicas dos dentes e das próteses, além de gerar menor perda óssea na sua aplicação”, diz.

O dentista também explica que como toda cirurgia, a colocação de implantes possui riscos caso seja mal conduzida. “Complicações podem acontecer se o procedimento for realizado em alguém que não poderia receber as próteses, quando não há a correta orientação sobre o pós-operatório ou se o profissional não tomar os cuidados de biosegurança, ocasionando doenças infecciosas”, diz.

Implantes cerâmicos 

Em pesquisa realizada para a Unesp Araraquara, Muñoz estuda a utilização de zircônia na implantodontia para substituir o titânio na confecção dos implantes. Além de um melhor resultado estético – mais natural, já que a zircônia é uma espécie de porcelana que se assemelha com a cor dos dentes –, o estudo destaca ainda outras vantagens, como a durabilidade e a biocompatibilidade do produto, que possui baixo risco de acumulação de bactérias e os índices de sucesso que ultrapassam 95% dos casos.

Por se tratar de um material relativamente novo e não muito utilizado pela comunidade odontológica, a pesquisa se destinou a avaliar a indicação do material, além de seu comportamento e riscos clínicos, estudando cirurgias durante um determinado período de tempo.


Quem é Oscar Muñoz?

Oscar Muñoz é graduado em Odontologia, com mestrado e doutorado em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho, em Araraquara.

Atualmente, é Professor Assistente Doutor na Disciplina de Clínica Integrada e chefia o Departamento de Odontologia Social na mesma faculdade onde se formou. Tem ampla experiência na área de odontologia, atuando principalmente em estética avançada e estética em implantes. Também ministra cursos e palestras sobre implantodontia, cirurgia periodontal, dentística e prótese.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90