Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/03/2020 às 19h37min - Atualizada em 30/03/2020 às 19h37min

Araraquara tem 33 casos suspeitos de coronavírus

Foi no final de fevereiro que Araraquara enviou para o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo a primeira amostra de sangue de um paciente com suspeita de coronavírus. De lá para cá outros 39 seguiram pelo mesmo caminho, mas apenas 7 retornaram com resultados até agora. Nenhum deles deu positivo para a covid-19. Alguns apontaram H1N1. Já não bastasse o número de testagens ser baixo, bem diferente do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a concentração em um único laboratório também não tem ajudado as secretarias municipais de saúde a organizarem uma estratégia já que os resultados não saem. Alguns, quando saírem, o paciente já terá, inclusive, passado da fase de transmissão da doença. 

A cidade segue aguardando o resultado de 33 pacientes.27 pessoas foram internadas. Dessas, 14 já receberam alta e 11 permanecem internadas. Há ainda duas mortes suspeitas em investigação.

Solidariedade

Em meio a pandemia a solidariedade desperta e para conseguir atender quem quer ajudar a Prefeitura abriu duas contas bancárias para arrecadar fundos. Os recursos serão utilizados para para questões estruturais e de assistência em saúde, incluindo as obras e estruturação no Hospital de Solidariedade (hospital de campanha) e estruturação das UPAs, e também de doações para a Rede de Solidariedade, visando aquisição de alimentos e produtos de higiene para serem distribuídos a famílias em vulnerabilidade.  As doações poderão se feitas, a partir desta terça-feira, dia 31 de março e as contas são:  Doações ao combate do Coronavírus – Covid-19 Banco do Brasil Agência - 0082-5 Conta corrente – 800 000 – x  Doações para a Rede de Solidariedade Coronavírus – Covid-19 Banco do Brasil Agência - 0082-5 Conta corrente – 800 001 – 8 

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara também reforça as seguintes informações: 

- Os estabelecimentos de comércio e de serviços essenciais à população que mantêm o atendimento ao público devem ficar atentos às medidas de prevenção do contágio do Coronavírus. Hipermercados, supermercados, varejões, quitandas, padarias, açougues e assemelhados devem disponibilizar álcool em gel aos consumidores que estiverem adentrando no estabelecimento. Também é necessário controlar o número de consumidores no interior do estabelecimento para evitar aglomerações, bem como observar a distância necessária de pelo menos 1 metro entre os consumidores que aguardarem na fila.

 - Também vale a obrigatoriamente destes estabelecimentos comerciais definirem horários especiais para o atendimento presencial aos consumidores que se encontram no grupo de risco de contágio do COVID-19, vedado, sob qualquer forma, o consumo de gêneros e produtos alimentícios no interior dos estabelecimentos.

 - Está vedado, mediante o decreto municipal nº 12.236, o acesso da população aos equipamentos públicos, parques e praças municipais de lazer, desporto e cultura. Dessa forma, o Comitê de Contingenciamento recomenda fiscalização mais intensiva como forma de evitar aglomeração de pessoas nesses espaços.

 - Será disponibilizada pela Gerência de Vigilância Sanitária, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, nota técnica de orientação sobre o enfrentamento e combate do Coronavírus para os condomínios residenciais e comerciais do município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90