Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/03/2021 às 17h32min - Atualizada em 16/03/2021 às 17h32min

Novos casos de coronavírus diminuem pela metade em Araraquara

Por Rian Fernandes

Os novos casos de coronavírus em Araraquara reduziram em aproximadamente 51% na última semana, comparado ao pico da pandemia em fevereiro. Os dados foram divulgados pelo Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana, da Ufscar, que utiliza informações da Prefeitura Municipal para mapear a situação na cidade. 

De acordo com informações da plataforma, no pico da pandemia em Araraquara na semana do dia 15 de fevereiro foram registrados 1327 novos casos de coronavírus na cidade. Já na última semana, do dia 8 de março, foram 640 positivações da Covid-19. 

O resultado é o melhor desde janeiro, visto que no mês de fevereiro a menor quantidade de casos semanais foi de 737. Já na primeira semana de março, foram 945 novos casos da Covid-19. A redução nas contaminações é resultado do lockdown adotado em Araraquara. Mesmo com a diminuição das positivações, a cidade continua registrando mortes pela doença. 

No entanto, de acordo com uma explicação dada no dia 10 de março pela secretária de Saúde, Eliana Honain, a queda nos óbitos levará dias para ocorrer. Isso porque os pacientes internados com Covid-19 em Araraquara contraíram a doença, em média, há mais de um mês. 

“Foi uma medida tomada com muita coragem, com apoio do Comitê e das áreas científica e clínica. A gente vinha com aumento expressivo de casos positivos da Covid-19. Isso se agravou no final de janeiro para o começo de fevereiro, o que culminou com o decreto. Vínhamos com 45% a 50% de amostras positivas no município e, a partir de março, houve redução para 30%, 20%. Uma atitude restritiva, que tem as suas consequências, mas a consequência maior foi a preservação da vida, da saúde das pessoas, e a diminuição de internações e de casos graves”, analisou no dia 10 de março o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp e responsável pela unidade de Araraquara do Laboratório da Rede Unesp de Diagnóstico para Covid-19, Paulo Inácio da Costa. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90