Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
01/06/2021 às 18h13min - Atualizada em 01/06/2021 às 18h13min

"Situação está se agravando", alerta Edinho Silva sobre a pandemia

Transmissão voltou a crescer nos últimos dias em Araraquara e acende sinal de alerta

Os índices de contaminação pela Covid-19 em Araraquara cresceram nos últimos dias e atingiram o estado de alerta, conforme parâmetros estabelecidos no último decreto municipal de enfrentamento da pandemia. Em vídeo nas suas redes sociais, o prefeito Edinho pediu apoio da população: "a situação está se agravando".

 

"Toda vez que chegarmos a 20% dos sintomáticos ou 15% da testagem total, nós vamos dar um sinal de alerta para a cidade de que a situação está ficando grave. Nós temos que tomar medidas. Todos nós. Temos que usar máscaras e evitar todas as formas de aglomeração. Senão, nós teremos que entrar em lockdown novamente", afirmou Edinho.

 

Os índices de positivados para o coronavírus atingiram o estado de alerta por dois dias seguidos, na segunda-feira (31) e nesta terça-feira (1º). Na segunda, o índice chegou a 15,47% de todos os testes (o alerta é ativado com 15%). Já nesta terça, os dois valores registrados ficaram acima do nível de alerta: 17,68% de todas as amostras (alerta com 15%) e 24,39% dos sintomáticos (alerta com 20%).

 

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes sintomáticos (que procuram as unidades de saúde) ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Se isso ocorrer, as atividades estarão suspensas para controle da pandemia por, no mínimo, sete dias.

 

Nos últimos dias, a média móvel de casos confirmados por dia também está em trajetória crescente: 123 casos diários (na média dos últimos sete dias). Esse valor foi de 189 no pico, em 21 de fevereiro, quando começou o lockdown, e chegou a cair para 42 em 22 de abril, resultado do isolamento mais rígido adotado na cidade.

 

"Os números traduzem a realidade que a cidade está vivendo. Nós podemos evitar que um novo lockdown seja decretado em Araraquara. Depende só de nós. Se você usa máscara e não provoca nenhum tipo de aglomeração, conscientize as pessoas que você conhece. Vamos fazer uma grande corrente de conscientização para aquelas pessoas que não acreditam na doença, que não acreditam que o uso da máscara é eficiente", pediu o prefeito à população.

 

"Vamos evitar que Araraquara feche. Isso é ruim para os empregos, para a nossa economia, para as crianças que estão caminhando para dois anos fora da escola, para as pessoas autônomas e que dependem do seu trabalho para viver", concluiu Edinho.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90