Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/11/2021 às 06h45min - Atualizada em 16/11/2021 às 06h45min

Sessão solene vai homenagear a araraquarense Dra. Sandra Mara

Advogada receberá Prêmio “Laphayette Alves”, uma parceria entre Câmara dos Vereadores e Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB Araraquara

Direto da Redação
Homenageada com o prêmio Laphayette Alves, advogada dra. Sandra Mara

A Câmara dos Vereadores realizará nesta quarta-feira (7), às 19 horas, a Sessão Solene de entrega do Prêmio "Zumbi dos Palmares" 2020 e 2021. Nesta mesma cerimônia, por meio de indicação da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB Araraquara, será entregue o Prêmio “Laphayette Alves”. Este ano a homenageada será a araraquarense Dra. Sandra Mara.

 

O Prêmio “Laphayette Alves” busca valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais negros e negras, que exercem a advocacia em Araraquara.



Sandra Mara: Mulher, negra, advogada, mãe. Vencedora.

 

A advogada Sandra Mara de Oliveira, de 36 anos, é sócia do escritório Farinos, Micheloto e Oliveira Advogadas Associadas.

 

Se formou em Letras (português/inglês) na Universidade Paulista (UNIP), por meio do “Programa Escola da Família”. Em 2007, iniciou sua carreira no magistério como professora de educação básica II, na Secretária Estadual da Educação, onde atua até hoje.

 

Foi em 2012 que iniciou o curso de direito na União das Instituições Educacionais de São Paulo (UNIESP), com bolsa integral. Se formou em julho de 2017, e em novembro do mesmo ano foi aprovada na primeira fase do exame XXIV da OAB, conseguindo aprovação na segunda fase em 2018, ano que começou a exercer a profissão de advogada na área criminal. Atualmente especializanda em Direito Constitucional Aplicado e Direito da Mulher pela Faculdade Legale.

 

Durante seu percurso, Sandra Mara foi mãe. A advogada é mãe solo de Emanuele, de 19 anos, Emilyn, de 17 anos e Maria Vitória, de 6 anos.

 

É filha do metalúrgico Edson Antônio de Oliveira e da funcionária pública Maria Silva de Oliveira. É a terceira de quatro filhas.

 

Sua trajetória e trabalho, em um meio restrito, serão reconhecidos e a profissional será homenageada com a entrega do Prêmio “Laphayette Alves”.

 

O ambiente jurídico continua sendo um espaço elitista e com poucas pessoas negras. O prêmio Laphayette reconhece o trabalho dos negros e negras que avançam dentro deste espaço e merecem ter seu trabalho e esforço reconhecidos”, enfatiza o presidente da OAB 5ª Subsecção de Araraquara, Tiago Romano.

 

Laphayette Alves

 

Nascido em Pitangueiras, no dia 6 de maio de 1932. Laphayette Alves começou a trabalhar como engraxate com 7 anos de idade, época que iniciou seus estudos no 1º grau. Trabalhou como balconista de bar, e na adolescência ingressou na Estrada de Ferro Arararaquara (EFA) como caldeireiro, profissão que exerceu até ser promovido para trabalhar nas atividades administrativas dessa empresa, já com 38 anos de idade.

 

Com essa idade ingressou em 1970 no Curso de Direito da Federação das Faculdades Isoladas de Araraquara (FEFIARA), hoje Universidade de Araraquara (UNIARA).

 

Concluiu o curso de Direito em 1973 e advogou nos dois anos posteriores à formatura. Como não possuía um espírito empreendedor e sua timidez dificultava o recebimento dos honorários, passou a estudar, objetivando ingressar numa carreira pública.

 

Em 1975 foi aprovado em concurso público para auditor-fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, assumindo tal função na Subdelegacia Regional do Trabalho de Araraquara, aos 14 de abril de 1976.

 

Três anos mais tarde, foi promovido por merecimento ao cargo de Chefe do Posto de Trabalho de Ibitinga, órgão vinculado à Subdelegacia do Trabalho de Araraquara. Nesse local, atuou durante seis anos.

 

Posteriormente, e novamente por merecimento, foi nomeado Subdelegado do Trabalho para trabalhar em Barretos, onde permaneceu por quatro anos. A dedicação na execução de suas tarefas dentro da Subdelegacia da Terra do Peão foi tamanha no que diz respeito à defesa dos trabalhadores que, ao noticiar a sua aposentadoria, foi homenageado por sindicatos de diversas categorias da região.

 

Aposentou-se em 1989 com quarenta e três anos de contribuição. Após a aposentadoria no serviço público, voltou a se dedicar à advocacia, atuando em causas trabalhistas, penais, cíveis e previdenciárias. Neste período, atuou na assistência jurídica gratuita da OAB em Araraquara.
 

No período seguinte, foi Secretário da Diretoria Executiva da 5ª Subseção da OAB do Estado de São Paulo, em Araraquara, no triênio 1995-1997 na primeira gestão do Presidente Dr. Roberto José Fiori. Laphayette Alves morreu em 18 de março em 2016, vítima de câncer hepático.

 

Prêmio Zumbi dos Palmares

 

O Premio Zumbi dos Palmares, tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial, além de incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial.

 

Nesta quarta-feira (17), a entrega do Prêmio será com referência ao ano de 2020, com as homenagens ao Dr. Cláudio Claudino e também a entrega do Prêmio de 2021 para a Dra. Valquíria Tenório.

 

A Sessão será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, mas para evitar as aglomerações, a solenidade terá número reduzido de participantes.

 

A população poderá acompanhar ao vivo pela TV Câmara, no Canal 17 da NET, pela página oficial da Câmara de Araraquara no Facebook e pelo Canal do Youtube.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90