02/12/2021 às 17h13min - Atualizada em 02/12/2021 às 17h13min

Escola Coronel Marcelino Braga terá ensino integral a partir do ano que vem

Serão dois períodos integrais: um das 7h às 14h e outro das 14h15 às 21h. Entenda!

Por Rian Fernandes
Escola Estadual Coronel Marcelino Braga, em Boa Esperança do Sul - Foto: Rian Fernandes/Araraquara Agora

A Escola Estadual "Coronel Marcelino Braga", em Boa Esperança do Sul, passará a funcionar com ensino integral a partir do ano que vem. A informação foi confirmada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, após ser procurada pelo Portal Araraquara Agora para esclarecer a situação. 

A escola terá dois períodos integrais para o Ensino Médio, sendo um deles das 7h às 14h e o outro das 14h15 às 21h. Ainda de acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o período noturno continuará sendo oferecido. Embora tenha comunicado os horários dos períodos integrais, a Secretaria de Educação não informou como será a divisão por cada ano do Ensino Médio.

Apesar do horário estendido, que pode atrapalhar estudantes que fazem cursos ou trabalham como jovem aprendiz - caso tenha algum -, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo destacou que o Porgrama de Ensino Integral (PEI) "potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão". 

Segundo a Secretaria de Educação, durante o ensino integral "são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida". 

Conforme apuração da equipe de jornalismo do portal Araraquara Agora, professores já tiveram até mesmo aulas atribuídas para o próximo ano. 
Veja abaixo, na íntegra, a nota enviada pela Secretaria de Educação:

"A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que o objetivo é universalizar o Programa de Ensino Integral para toda a rede e, para isso, as escolas podem manifestar o interesse para participar do processo de adesão, enviar a documentação e a Seduc-SP analisa para integração da unidade escolar ao programa em 2022, como é o caso da Escola Estadual Coronel Marcelino Braga, em Boa Esperança do Sul.

Com a expansão do programa no próximo ano, a unidade de Boa Esperança do Sul ofertará dois períodos integrais para Ensino Médio - das 7h - 14h e das 14h15 - 21h - e manterá o funcionamento do período noturno ativo.

Modelo que potencializa a formação integral

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida". 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »