Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/11/2022

Fernando Passos lança livro no Cear com prefácio de Ignácio de Loyola Brandão

Araraquara

Geisa Ferreira da Silva
O Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR recebeu na manhã deste sábado (05) centenas de pessoas para prestigiar o lançamento do livro “Ouvido à escuta de encontro ao mundo – Crônicas”, escrito pelo chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Fernando Passos.

A obra literária tem prefácio assinado por ninguém menos que o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão.

“Fernando é um querido amigo e fiquei muito feliz em ter, de algum modo, colaborado com essa obra”, disse o imortal da Academia Brasileira de Letras.

O lançamento fez parte da programação da Feira Literária da Morada do Sol – FliSol.
 

“As crônicas fazem parte dos mais de dez anos em que as publiquei no jornal Tribuna Impressa. Nelas, percorri a aventura de escrever sobre flores e espinhos. Percebi que escrever é mais que arte, é abrir-se de forma permanente, e pressupõe temida exposição. Busquei escrever com a alma e com os valores com os quais vivo”, relata Passos.


Quem foi, saiu satisfeito com a roda de conversa entre Ignácio e Fernando Passos e claro, garantiu um exemplar para levar para casa.

“Fernando é uma das mentes mais brilhantes dessa cidade. Ler o que ele escreve e entender como ele pensa é ampliar também nossos próprios horizontes. Fizemos questão de vir dar um abraço nele e claro, garantir nossos livros também”, disse Syndval Walney Olgado Salvador, CEO do Grupo Sinsef, que foi ao evento acompanhado da esposa e também diretora da Sinsef, Alessandra Dias.



São 541 crônicas no livro, a primeira escrita em 13 de novembro de 2005 e a última, em 1º de janeiro de 2017. Elas abordam temas diversos, expõe impressões pessoais do autor sobre temas cotidianos e muitas reflexões.

“Meu irmão é um exímio observador. Tem olhar atento e escrita apurada. É uma obra completa, com histórias familiares, um pouco da cultura nacional com aquele tempero araraquarense. Vale muito a pena”, revela José Luiz Passos.

A irmã, Débora Passos, que também é advogada, esteve presente e descreveu um pouco do que sentiu nos primeiros contatos com o livro.

"É como entrar na mente do meu irmão. É uma viagem no tempo cheia de conhecimento. É tão rico e ao mesmo tempo tão simples. É uma obra importante para eternizar essas leituras que ele fez da nossa sociedade, da nossa cultura, do nosso país e do nosso cantinho, Araraquara", diz ela.


Mas o livro vai além, segundo o autor. “Esse livro fala muito de amor. Eu escrevi essa obra pensando muito no meu grande amor, a Rosângela”, conta Passos.
 “É uma leitura leve, divertida e íntima sobre a arte de viver”, finaliza Passos.
 

Lançamento em São Paulo

O livro vai ser lançado também na capital paulista no próximo dia 8 de novembro, das 18h30 às 20h, no SESC da Avenida Paulista, também com a presença de Ignácio de Loyola Brandão.
Link
Mais Galerias »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90