Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
09/11/2022

Fernando Passos lança livro de crônicas em São Paulo

Sob mediação do jornalista e escritor, Ignácio de Loyola Brandão, evento contou com a presença de autoridades, como o ex-presidente Michel Temer

Uma noite cheia de glamour, encontros, reencontros e uma roda de conversa que atraiu muitas autoridades e amantes de uma boa leitura. Foi assim que o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Fernando Passos, lançou seu livro, “Ouvido à escuta de encontro ao mundo – Crônicas”, no Sesc da Avenida Paulista, em São Paulo, na noite da última terça-feira (08).
O jornalista e escritor, Ignácio de Loyola Brandão foi quem escreveu o prefácio da obra. O imortal, da Academia Brasileira de Letras, fez questão de comparecer e participar de uma divertida conversa com o autor do livro e o público presente.

Além de Brandão, o evento contou ainda com a presença do ex-presidente Michel Temer, que é amigo de Fernando Passos e autor de diversos livros. Temer é membro da Academia Paulista de Letras.
Também fizeram questão de marcar presença no lançamento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Luís Paulo Aliende Ribeiro, Cesar Mecchi Morales e Aguinaldo de Freitas Filho, o Juiz em 2º Grau Durval Rezende Filho, os renomados juristas Adilson Dallari, Fábio Ulhoa Coelho, Antônio Carlos Rodrigues do Amaral, Mariz Oliveira, Ricardo Inglez, Fernando Saddi, Pedro Zanotta.

Fernando Passos recebeu ainda cumprimentos do economista Gesner Oliveira, do professor Rui Camilo, da USP, e do ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, entre outros magistrados e renomados advogados.

O livro

O livro de Fernando Passos pode ser descrito como uma viagem para um tempo não tão distante em que a evolução da nossa sociedade é contada a partir da perspectiva do autor e de suas vivências.

São 541 crônicas que fazem parte dos mais de dez anos em que Passos foi colunista do jornal Tribuna Impressa, que circulava em Araraquara e região. A primeira foi escrita em 13 de novembro de 2005 e a última, em 1º de janeiro de 2017. Elas abordam temas diversos, expõe impressões pessoais do autor sobre temas cotidianos e muitas reflexões.

“Selecionar esses textos não foi uma tarefa fácil, mas ao mesmo tempo eu tive uma experiência incrível de poder reviver aqueles momentos, e agora, a partir de uma visão mais distante dos fatos, poder apreciar a leitura de algo que eu mesmo fiz, mas com olhar de expectador e até mesmo crítico", revela Passos.

O livro também fala de amor. A primeira crônica do livro é dedicada a Rosângela Scaraficci Passos, sua esposa. “Ela é minha inspiração na vida e não seria diferente agora. Tem muito dela nesse livro, na construção desses textos e em tudo que faço", conta o escritor.

Araraquara se fez presente

“Ouvido à escuta de encontro ao mundo – Crônicas” tem muito de Araraquara, cidade em que Fernando Passos mora. Um pouco da evolução social e cultural da cidade, passa pelas páginas do livro, assim como muito do que também aconteceu no país.

Até por essa ligação geográfica com a obra, os conterrâneos do autor fizeram questão de estar ao seu lado no lançamento. Entre os que viajaram quase 300 quilômetros para participar do evento, o presidente da OAB Araraquara, Felipe José Maurício de Oliveira, o ex-presidente da entidade, Tiago Romano, o provedor da Santa Casa da cidade, Jeferson Yashuda, professores, alunos de graduação e mestrado da Uniara, amigos da São Francisco e do seu escritório de advocacia, além dos irmãos Débora, Marina e José Luiz.

“O livro é uma coletânea de momentos do passado, mas a atemporalidade dos textos impressiona. Quase tudo combina com o momento atual, as reflexões e observações são extremamente relevantes para o agora. É como mergulhar na cabeça genial do Fernando”, conta a irmã Débora Passos, do escritório Advocacia Passos.
Link
Mais Galerias »
Comentários »