Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/04/2022 às 11h28min - Atualizada em 07/04/2022 às 11h28min

Mesmo com volta da bandeira verde, araraquarenses vão enfrentar aumento na conta de luz

Governo anuncia redução de 20% na energia, mas por aqui, serão apenas 7%; entenda

Direto da Redação
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Leia mais: Sismar convoca nova assembleia geral após proposta da Prefeitura desagradar.

Leia Também: Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araraquara nesta quinta-feira (07).

 

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.

 

"Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%", postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto.



Em Araraquara, a conta vai aumentar


A notícia muda pouca coisa na rotina do araraquarense, que a partir desta sexta-feira (08), enfrenta um reajuste de 13,8% nas contas de energia. O aumento valerá ainda para mais 15 municípios atendidos pela CPFL, entre eles Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Ibaté e São Carlos.

O aumento será feito para grupos de clientes distintos, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por exemplo:

13,8% para consumidores residenciais;
14,24% para pequenos comércios, para baixa tensão;
16,42% para grandes comércios e indústrias, para alta-tensão.


Bandeira Verde Salva?

A bandeira verde deve amenizar um pouco o aumento na conta de luz para consumidores da região de Araraquara. A partir do dia 16 de abril haverá uma redução de 20%, mas devido ao aumento de 13,8%, na prática, o consumidor terá um aumento de 7% na conta de energia elétrica.

Vale lembrar que já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada pelo MME e pelo presidente Jair Bolsonaro antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.

Colaboração: Agência Brasil


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90