Araraquara Agora Publicidade 728x90
03/07/2024 às 10h43min - Atualizada em 03/07/2024 às 10h43min

Estudo aponta Gavião Peixoto como melhor cidade para se viver no Brasil

Araraquara ficou na 10ª posição; veja os resultados

Direto da Redação
Prefeitura Gavião Peixoto/Reprodução: Redes Sociais

Leia Ainda:
Ajudante de produção, auxiliar de cozinha, cozinheiro e garçom estão na lista do PAT de Araraquara.
Senai abre inscrições para cursos gratuitos em Araraquara; veja detalhes.



Um estudo, utilizando pela primeira vez dados do Índice de Progresso Social (IPS), elencou as melhores cidades para se viver no Brasil. Vale lembrar que o IPS é uma metodologia internacional que mede o bem-estar da população com base em dados oficiais.

 

O levantamento “IPS Brasil”, selecionou 52 indicadores a partir de mais de 300 opções provenientes de órgãos oficiais e institutos de pesquisa, entre eles, DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Anatel e CadÚnico.

 

O levantamento revelou que as cidades do interior de São Paulo estão entre as melhores classificadas.

 

 

Gavião da Embraer

 

 

Gavião Peixoto, com população de 4,7 mil habitantes, obteve a melhor classificação, com índice do IPS Brasil de 74,49. A cidade é um importante polo aeroespacial da Embraer.

 

De acordo com representantes do IPS, em geral, cidades com mais de 250 mil habitantes pontuam melhor. “Gavião Peixoto é uma exceção, mas faz parte da aglomeração de habitantes de Araraquara e São Carlos”.

 

Alias, na classificação, a cidade de São Carlos ficou em 3º lugar, com índice de 70,96. Já Araraquara ficou em 10º na colocação, com índice de 70,22.

 

 

Veja o ranking das 10 melhores cidades:

 

 

  1. Gavião Peixoto (SP) 74,49;
  2. Brasília (DF) 71,25;
  3. São Carlos (SP) 70,96;
  4. Goiânia (GO) 70,49;
  5. Nuporanga (SP) 70,47;
  6. Indaiatuba (SP) 70,47;
  7. Gabriel Monteiro (SP) 70,42;
  8. Águas de São Pedro (SP) 70,37;
  9. Jaguariúna (SP) 70,29;
  10. Araraquara (SP) 70,22.

 

Das 20 melhores classificações, 13 estão no interior paulista, conhecido por sua economia forte e centros tecnológicos associados a universidades.

 

O IPS é dividido em três dimensões principais:

  • Necessidades Humanas Básicas;
  • Fundamentos para o Bem-estar;
  • Oportunidades.

 

Cada dimensão possui quatro componentes, e cada componente é composto por alguns indicadores, com pesos diferentes. A seleção dos indicadores priorizou os mais recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, visto que o IPS será atualizado anualmente, o que excluiu o uso de dados do Censo.

 

Segundo o IPS, o objetivo do estudo não é classificar os municípios com maior PIB ou medir a oferta de serviços, mas sim qualificar os resultados, como maiores expectativas de vida, menores taxas de homicídio e poluição, e população com melhor acesso à educação superior”.

 

Não importa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, se as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida”, diz.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90