Leia Também:
Detran anuncia mais de 500 veículos para retirada em cidades da região.
Confira os projetos aprovados na Sessão da Câmara de Araraquara.
A Defesa Civil Estadual emitiu um boletim meteorológico especial para o período entre está quarta-feira (11) e sábado (14). “O tempo com baixa umidade relativa do ar (URA) e as altas temperaturas em todo o estado aumentam o risco de incêndios florestais, especialmente em áreas de vegetação seca”, diz o informe.
Na região de Araraquara as máximas serão de 34º com umidade do ar abaixo dos 25%. No entanto, a sensação térmica deve ser maior. Esse mesmo índice de URA será registrado na região de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, porém as máximas devem chegar nos 36º.
Vale lembrar que o gabinete de crise montado pela gestão estadual no Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil (CGE) segue mobilizado no monitoramento e coordenação das ações de prevenção e combate aos incêndios. Segundo o Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil, segue o nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista.
Calor e tempo seco
A quarta-feira (10), será de sol com algumas nuvens em Araraquara. Noite será de céu limpo. Máxima registrada será de 35º, segundo o site Climatempo. Já a umidade do ar varia entre 17% e apenas 36%.
Em Boa Esperança do Sul o dia também será de sol, com máximas de 36º e umidade do ar variando entre 23% e 50%. Já em Américo Brasiliense fica entre 17% e 41% com máxima de 35º. Sol o dia todo e noite de tempo ainda aberto.
CGE alerta
A principal recomendação em saúde é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água. Entre as medidas anunciadas, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu temporariamente as autorizações de queima no estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo. As duas únicas exceções são para a implantação de aceiros que evitem a propagação do fogo; e para casos de finalidade fitossanitária solicitados diretamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Recomendações em saúde à população
Grupos de risco
Crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima, assim como pessoas com comorbidades, as quais devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios.
Com informações: Agência SP.