18/09/2024 às 19h36min - Atualizada em 18/09/2024 às 19h36min

Mais de 200 detentos deixam os presídios na “saidinha” temporária em Araraquara

Os presos foram liberados nesta terça-feira (17) e o retorno para as unidades prisionais será na segunda-feira (23)

Flavio Fernandes
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
O Poder Judiciário autorizou a saída temporária de 250 detentos dos presídios nesta manhã desta terça-feira (17), em Araraquara. O benefício é válido apenas para os presos que estão no regime semiaberto e está previsto na Lei de Execução Penal com datas reguladas e a “saidinha” termina na segunda-feira (23). 

Os reeducandos que ganharam o benefício em todo estado de São Paulo stão aqueles que cumprem pena em regime semiaberto nas unidades prisionais, que até a data da saída tenha cumprido um sexto da pena total se for primário, ou um quarto se for reincidente. 

Além disso o detento precisa ter boa conduta carcerária para ser analisado pelo juiz, o preso também precisa comprovar o endereço de onde permanecerá durante o período da saidinha e dispor de meios para locomoção do presídio para o local onde vai ficar, bem como o retorno.

A próxima saída temporária será em dezembro, sempre começando na terça-feira da terceira semana do mês as 6h e encerrando ás 18h da segunda-feira seguinte. Apesar de questionada a SAP (Secretária de Administração Penitenciária) não esclareceu a quantidade de presos que saíram da Penitenciária, CR Masculino e CR Feminino somente o número total de todos os beneficiados que saíram somando todas as unidades prisionais juntas. 

Vale lembrar que o ''Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »