Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/06/2021 às 13h15min - Atualizada em 17/06/2021 às 13h15min

"Municípios se preparam para lockdown regional", avisa Edinho Silva

Segundo prefeito, 88 pacientes com Covid-19 morreram esperando leitos de UTI na região em maio

Direto da Redação
ENTRE EM NOSSO GRUPO DO WHATSAPP (CLIQUE AQUI)

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), participou na manhã desta quinta -feira (17) de uma reunião com os prefeitos dos municípios da região, que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS 3), para tratar de um possível lockdown regional. Participaram da reunião virtual representantes do Governo do Estado.

Segundo o prefeito, os municípios estão planejando um lockdown regional para conter a Covid-19.
 
"A situação da pandemia é muito crítica em toda a região. Segundo o DRS 3, em maio, 88 pacientes com Covid-19 morreram em toda a região aguardando um leito de UTI no sistema de regulação de vagas, o Cross. Em Araraquara, atingimos o índice de fechamento das atividades previsto em decreto pelo terceiro dia seguido, o que configura a necessidade do lockdown para salvar vidas e para que nosso sistema de saúde não entre em colapso nas próximas semanas. Os detalhes estão sendo elaborados para publicação em decreto".
 
Ainda de acordo com Edinho, as medidas restritivas vão ajudar a conter a transmissão do coronavírus, durante a campanha de vacinação: "A previsão é de que a vacina chegue até os 40 anos de idade até a primeira semana de julho. Enquanto isso, precisamos do isolamento social e dos cuidados preventivos", disse.
 
Participaram da reunião o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a secretária de saúde, Eliana Honain e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.
 
Edna Martins, Jorge Bedran e Fernando Medeiros, participaram da reunião representando o Governo do Estado, além do diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Jeferson Yashuda e os prefeitos e representantes dos municípios.

Leia também: Prefeitura deve divulgar novo decreto ainda nesta quinta-feira (17)

Leia ainda: Boa Esperança confirma 27 casos de coronavírus e não tem morte nas últimas 24 horas



Porque novo lockdown?

Araraquara ultrapassou, pela terceira vez consecutiva, 20% da taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos), alcançando o índice que estabelece o fechamento das atividades econômicas e sociais.

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara fiquem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes sintomáticos (aqueles que buscam os serviços de saúde) ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo.

Esse índice foi alcançado nesta semana. Segundo o decreto, nesse caso a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

O retorno dessas atividades ocorreria após três dias consecutivos com taxa de positivação abaixo de 20% no caso dos sintomáticos ou de 15% na testagem geral.

“Teremos que decretar lockdown. Vamos agora definir as regras. Pedimos muita calma, não vamos deixar a população desabastecida, principalmente com relação aos supermercados e postos de combustíveis”, segundo a secretária da saúde, Eliana Honain.

Ainda hoje (17) vão ser definida as regras para o novo lockdown na cidade.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90