Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/04/2022 às 10h29min - Atualizada em 20/04/2022 às 10h29min

Pedido de Socorro: Cerca de 500 pessoas “abraçam” Santa Casa de Araraquara

Mobilização chama atenção para a necessidade de recursos para a sobrevivência e manutenção dos atendimentos

Santa Casa

Cerca de 500 pessoas, entre funcionários, empresários e sociedade civil, se uniram em um grande abraço ao redor do prédio da Santa Casa de Araraquara, nesta terça-feira (19). O ato simbólico fez parte da Campanha “Chega de Silêncio” da CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos), que ocorreu em todo o País. A Santa Casa de São Carlos e o Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM) de Matão, também participaram da ação que chama a atenção para importância destas Instituições.

 

A mobilização foi uma espécie de pedido de socorro e de recursos para a sobrevivência e manutenção dos atendimentos. O subfinanciamento é a remuneração dos serviços SUS que é abaixo do custo e é a principal causa da crise e do endividamento dessas instituições.

 

Uma reflexão de que cada um de nós tem sua responsabilidade para a manutenção e sobrevivência desses hospitais que representam cerca de 60% do atendimento ao SUS no Brasil” – destaca Rogério Bartkevicius, diretor Geral da Santa Casa de Araraquara.

 

Rogério Bartkevicius explica que a crise que o hospital atravessa é exclusivamente financeira.Essa questão com o SUS, é um problema da saúde pública e que impacta a maioria das Santas Casas do país”. De acordo com ele, a pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação, somado a fatores, como a alta nos custos de insumos hospitalares.

 

O gasto mensal com medicamentos e materiais médicos aumentou, respectivamente, em média, 45% e 65% em relação aos valores praticados antes da pandemia de Covid-19. A indisponibilidade de remédio, como a Dipirona, por exemplo, que antes eram adquiridos por R$ 0,74 a unidade, hoje é comprado por R$ 6,80”, ressalta Rogério.

 

O abraço simbólico objetivou também a reflexão de toda a sociedade para que apoie essas instituições que cuidam e salvam vidas e que precisam ter sustentabilidade econômica e financeira para continuar a oferecer serviços de saúde a todos os usuários do Sistema Único de Saúde.

 

Fonte: Santa Casa Araraquara


Veja as fotos:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90