Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/04/2022 às 17h32min - Atualizada em 26/04/2022 às 17h32min

Araraquara se aproxima de 5 mil casos de dengue neste ano

Cidade registrou dez mortes causadas pela dengue até o momento

Araraquara está perto de chegar na marca de 5 mil casos de dengue confirmados em 2022. A informação foi divulgada pela prefeitura de Araraquara na tarde desta terça-feira (26). 

Conforme divulgado, Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 4.949 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 699 casos em fevereiro, 2.961 em março e 1.139 em abril. Neste ano, dez óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Ações pela cidade

Diante do avanço de registros da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti, agentes continuam com ações por bairros da cidade. De acordo com a prefeitura, nesta quarta-feira (27) serão feitas vistorias casa a casa nos bairros do Yolanda Ópice, Nova Araraquara, Maria Luiza e Vila Adelaide. "Os profissionais contam agora com horário estendido da atuação que passará pelo Jardim Acapulco até as 19h", destaca o Executivo. Também nesta quarta, o Santa Angelina receberá os serviços de nebulização, enquanto o fumacê passará pelo Jardim Iguatemi no período da manhã e pelo Cecap à noite.

"Levantamentos apontam que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências, por isso, a Prefeitura visita uma média de 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados na tentativa de minimizar essa questão. E os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais", diz a Prefeitura. 

É importante observar a identificação do agente e autorizar a sua entrada. Em caso de dúvida, o morador também pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 / 3303-3124.

A Prefeitura também faz o arrastação de combate à dengue, uma ação que tem o objetivo de evitar mais registros da doença pela cidade. "Neste mês de abril, duas ações desse tipo foram realizadas. O primeiro arrastão ocorreu no dia 2, e passou pelos bairros Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza, de onde foram retirados mais de 10 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais daquela região. O segundo ocorreu nos dias 9 e 11, quando a ação foi realizada nos bairros do Jardim Indaiá, Jardim São Rafael, Jardim dos Oitis e Jardim Boa Vista, de onde foram retirados mais de 14 toneladas de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais", salienta a Prefeitura. 

Descarte irregular de lixo, denúncias e mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Vale lembrar que o descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural também causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.


Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90