Araraquara Agora Publicidade 728x90
07/06/2022 às 09h02min - Atualizada em 07/06/2022 às 09h02min

Chegada do inverno requer maior ingestão de líquidos para a boa saúde do corpo

Nefrologista Henrique Carrascossi alerta para as consequências de uma má hidratação

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com a chegada das frias temperaturas do inverno, o corpo humano gasta mais energia do que o normal, pois além do esforço natural para realizar as atividades do dia a dia, o organismo também necessita de uma carga extra para se proteger do frio.

 

Além disso, segundo o nefrologista Henrique Carrascossi, apesar da perda de água nessa época não ser maior que no verão, também é preciso uma atenção especial para a ingestão de líquidos e cuidados com a saúde.


Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estimam que cerca de 10 milhões de brasileiros tenham que lidar com os desafios da insuficiência renal, sendo que 100 a 150 mil pessoas precisam de diálise no país.

 

Dados alarmantes e que reforçam a necessidade de maior hidratação pela população, especialmente nos períodos com maior oscilação de temperatura, quando o organismo se comporta de forma diferente.”


A ingestão de líquidos em tempos mais frios também contribui para a resistência do corpo, já que o sistema imunitário utiliza água nas suas reações de defesa. O ideal é que sejam ingeridos aproximadamente dois litros de água por dia, podendo variar de acordo com a altura e o peso de cada indivíduo.


Além da boa hidratação, o nefrologista também reforça a importância de uma alimentação saudável, livre de gorduras e ultraprocessados. “Apesar do frio aumentar a vontade de carboidratos e produtos nocivos a saúde, o ideal é que se consuma mais alimentos naturais como verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos.”


Dessa forma, é imprescindível que todos ajustem seus hábitos alimentares de acordo com cada estação do ano, pois as variações de temperatura influenciam consideravelmente o funcionamento do corpo.

 

Lembrando ainda que não é preciso sentir vontade para beber água, especialmente no inverno, quando naturalmente sentimos menos sede.”
 





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90