Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
24/06/2022 às 15h03min - Atualizada em 24/06/2022 às 15h03min

"Melhorias começam a acontecer", diz Edinho Silva sobre a Santa Casa

Apesar disso, Santa Casa ainda tem fila e uma idosa de 82 anos aguarda há uma semana por cirurgia após fratura no fêmur

O prefeito Edinho Silva (PT) fez uma live falando sobre melhorias, que segundo ele, começaram a acontecer na Santa Casa de Araraquara após a intervenção da prefeitura na unidade. O pronunciamento do petista foi feito nesta sexta-feira (24). 

"Eu fiquei muito feliz com tudo o que eu vi, das mudanças que já ocorreram aqui dentro da Santa Casa. Mas claro que são muitos os problemas ainda a serem resolvidos. Mas da intervenção até hoje, dez dias praticamente, 300 procedimentos cirúrgicos já foram efetuados. Nós já repassamos uma racionalidade administrativa, tendo muito rigor com gasto público, com dinheiro público. Nós já repassamos por volta de R$ 800 mil para que o hospital voltasse a ter normalidade no seu funcionamento", disse Edinho.

Ao lado da secretária de Saúde, Eliana Honain, e do presidente da Câmara de Araraquara Aluísio Boi, Edinho Silva (PT) fez agradecimentos para outros políticos por repasses para a unidade e servidores que atuam no hospital

"Nós já realizamos 300 procedimentos cirúrgicos. Outros ainda terão que ser realizados. Mais uma sala cirúrgica foi aberta. Outra sala cirúrgica será aberta. Os equipamentos estão locados e comprados", disse. 

Ainda de acordo com o prefeito, a partir de julho a Saúde dar início ao mutirão de cirurgias eletivas para as pessoas que estão aguardando. "Tudo está sendo feito com muita serenidade para que a gente possa atender o paciente SUS e, a partir de julho, começar todo um mutirão de cirurgias eletivas", anunciou Edinho. 

Unidade tem fila de espera para cirurgias e pacientes vivem um drama

Pacientes da Santa Casa de Araraquara vivem um drama com a espera para a realização de cirurgias, como é o caso de Aparecida Antônio Moraes da Silva, uma idosa de 82 anos que espera por uma cirurgia há uma semana. 

A idosa fraturou o fêmur após uma queda na quinta-feira (16) e desde então aguarda pela realização de uma cirurgia, que ainda não tem prazo de acontecer por uma suposta falta de equipamentos no hospital. 

Ela foi internada na unidade na sexta-feira (17) e com a espera um dos receios da família é justamente a exposição a outras possíveis bactérias e doenças. E na última quarta-feira (22), de acordo com uma familiar, ela teve uma complicação pulmonar e teve que ser encaminhada para o CTI.

Sobre a situação da paciente, a Santa Casa somente disse que acompanha o caso com "toda a assistência clínica necessária". Porém, o hospital não deu prazo e nem comunicou data para que a cirurgia aconteça. A unidade também não comentou sobre a falta de equipamentos no local. 

Já a prefeitura de Araraquara diz que "a Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso e fará o possível para resolver a situação". 

Nota da Santa Casa de Araraquara sobre a paciente 

"A Santa Casa de Araraquara informa que está acompanhando o caso da paciente Sra. A.A.M.S. e prestando toda a assistência clínica necessária. Além disso, trabalha para restabelecer o fluxo cirúrgico do hospital, que teve a sua demanda aumentada".

Nota da Prefeitura de Araraquara sobre o caso da paciente e a fila de cirurgias

"A Secretaria Municipal de Saúde afirma que tem empenhado todos os esforços para atender, o mais rapidamente possível, a demanda por cirurgias na Santa Casa de Araraquara, que é referência para a saúde pública do município e outras 18 cidades da região.

Pelo menos 43 pacientes internados aguardavam por cirurgia quando a Prefeitura assumiu a gestão do hospital, em 13 de junho, logo após ser decretada a intervenção, por conta principalmente do desabastecimento de anestésicos para a realização de cirurgias, entre outras dificuldades das mais diversas ordens vivenciadas pela unidade hospitalar.

Hoje, quase 50% dessa demanda já foi atendida e a estimativa é de que em aproximadamente em uma semana essa fila de espera seja zerada.

Em relação à paciente mencionada, que é atendida por plano de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso e fará o possível para resolver a situação."


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90