Leia Ainda:
Tempo Fechado: Frente fria provoca chuva em Araraquara; temperaturas caem.
Prefeitura de Matão abre processo seletivo para vagas temporárias; veja como se inscrever.
A diretoria da Santa Casa de Araraquara se reuniu com representantes da saúde estadual, para apresentar ações realizadas nos primeiros 45 dias pós-intervenção. O encontro ocorreu no último dia 29 de agosto.
A reunião contou com a participação do secretário-executivo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro, o coordenador de Regiões da Saúde, Osmar Mikio Moriwaki, e a diretora do DRSIII, Sônia Regina Souza e Silva.
De acordo com a Santa Casa, a reunião também buscou “apoio para outras melhorias que devem fortalecer os atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Representando a Santa Casa, participaram o Conselheiro Dr. Dimas Ramalho, o provedor geral, Jeferson Yashuda, bem como os diretores Delorges Mano (Geral), Fernando Passos (Institucional), Antônio Martins (Tesoureiro), Eduardo Rois Morales Alves (Secretário) e André Peluso Nogueira (Técnico).
Eles iniciaram a reunião evidenciando dados relacionados à retomada da assistência em saúde aos pacientes SUS, com o andamento e realização de parte das cirurgias represadas pela pandemia.
Também apresentaram o resultado positivo do trabalho do hospital devido ao aumento do número de leitos de enfermaria e UTI, abertos nos últimos dias.
O conselheiro Dimas Ramalho, bem como, os demais diretores da Santa Casa agradeceram a atenção da Secretaria Estadual de Saúde, colocando a equipe do hospital à disposição para esclarecer detalhes sobre as demandas.
“O diálogo e a transparência precisam fazer parte da gestão de uma instituição como essa, para agregar o apoio do Estado e da sociedade. O trabalho está dando certo e vai trazer melhor atendimento à população da região de Araraquara”, afirmou Ramalho.
“Conseguimos mostrar bons resultados, em pouco tempo, com uma gestão objetiva”, disse o diretor Delorges Mano. “Nos preocupamos em dar transparência aos números para que todos entendam o que esta Diretoria vem realizando na Santa Casa, e o que mais precisamos fazer para a ampliação dos serviços prestados a mais de 1 milhão de habitantes, dos 24 municípios referenciados no hospital”.
O provedor Geral reforçou a necessidade de mais investimentos para que a Santa Casa continue melhorando os seus atendimentos. Ele apontou a necessidade da aquisição de novos equipamentos cirúrgicos para renovação do acervo atual, já que muitos estão ultrapassados ou apresentando problemas, assim como um novo aparelho a ser usado em exames no setor de hemodinâmica, considerando que o atual está ultrapassado.
“São investimentos pontuais, de extrema importância para que o hospital continue oferecendo atendimentos humanizados, com toda a qualidade e agilidade possível”, explicou Jeferson Yashuda. Ele ainda falou sobre o Centro Oncológico da Santa Casa, que precisa investir na modernização do equipamento de radioterapia, com um “upgrade” no Acelerador Linear. “Desta forma, conseguiremos apressar o tratamento dos pacientes oferecendo ainda mais qualidade”, afirmou Yashuda.
Eduardo Ribeiro e Osmar Mikio Moriwaki, da secretaria estadual de Saúde entenderam as demandas apresentadas e se comprometeram em levá-las ao Governo do Estado de São Paulo, para avaliar as possibilidades de apoio.
Fonte: Assessoria Santa Casa.