Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/04/2024 às 10h03min - Atualizada em 12/04/2024 às 10h03min

Mudanças de temperatura requerem cuidados redobrados com a saúde dos idosos

Como cuidar dos mais velhos no outono e inverno? Especialista orienta

Foto Ilustrativa/ Marcelo Camargo por Agência Brasil

Leia Ainda:
Outono demanda cuidados redobrados contra doenças respiratórias; veja os riscos.




Com a chegada do outono, as mudanças bruscas de temperatura podem representar um desafio adicional para a saúde dos idosos. As variações climáticas aumentam o risco de resfriados, gripes, problemas respiratórios e até mesmo quedas. Pensando nisso, a geriatra especialista em cuidados paliativos, Dra. Maria Carolyna Fonseca Batista Arbex destaca a importância de redobrar os cuidados com as pessoas mais velhas nesta época do ano.

 

“A transição do clima quente do verão para o clima mais frio do outono e inverno pode ser especialmente difícil para os mais velhos, que têm menor capacidade de regular a temperatura corporal e um sistema imunológico mais vulnerável. Portanto, é essencial adotar medidas preventivas que garantam o bem-estar e a saúde durante essa temporada”, comenta Dra. Maria Carolyna.
 


Entre as principais orientações da especialista está a vacinação contra a gripe e a covid-19, essencial contra as cepas sazonais do vírus influenza e as novas mutações do coronavírus. No caso da gripe, recomenda-se que os idosos recebam a vacina anualmente, preferencialmente antes do início do inverno. Já a vacina contra a covid deve ser tomada a cada seis meses por pessoas com 60 anos ou mais.


Em tempos mais frios, também é importante prestar atenção à saúde respiratória. Aqueles com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou asma, por exemplo, devem ser monitorados de perto. “Certifique-se de que estas pessoas tomem os medicamentos conforme prescritos e evitem exposição a fatores desencadeantes, como fumaça de cigarro e poluição do ar”, diz Arbex.

 


Cuidados com a pele e prevenção de quedas

 


As estações mais frias demandam cuidados extras com a pele dos idosos, pois a baixa umidade do ar e o uso frequente de aquecedores pode ressecar a derme. Por isso, é fundamental mantê-la bem hidratada e saudável, com o uso regular de cremes hidratantes e evitando banhos muitos quentes e a exposição direta e sem proteção ao sol.


Outro ponto de alerta é a prevenção contra quedas, que estão entre as principais causas de lesões em idosos durante o outono e inverno. “Manter os ambientes internos e externos bem iluminados, remover obstáculos e utilizar tapetes antiderrapantes são ações importantes para reduzir esse risco”, orienta Dra. Maria Carolyna.


Diante desse cenário, a geriatra reforça que, neste período de mudanças e frequentes oscilações de temperatura, é importante que os cuidadores e familiares estejam atentos às necessidades específicas dos idosos e sempre adotem medidas eficientes para garantir sua segurança e bem-estar.


 

 

  • Formada em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP -Universidade Federal de São Paulo), especialista em Geriatria pela UNIFESP e SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), mestre em Ciências da Tecnologia e Atenção à Saúde pela UNIFESP e especialista em Cuidados Paliativos pela Organização Latinoamerica Pallium e Universidad Del Salvador.
  • É médica assistente do Ambulatório de Memória e Geriatria da Universidade de Araraquara (Uniara).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90