Araraquara Agora Publicidade 728x90
23/04/2024 às 11h24min - Atualizada em 23/04/2024 às 11h24min

O que se sabe sobre ‘demissão em massa’ de funcionários da cozinha na Santa Casa de Araraquara

Entenda a situação

Direto da Redação
Divulgação



Leia ainda
Veja os números atuais de casos de covid-19 e dengue em Araraquara; confira o boletim.
PAT de Araraquara divulga mais de 70 vagas de emprego; veja a lista.




O Sindicato dos empregados em estabelecimentos de serviço de saúde de Campinas e Região(SINSAÚDE) divulgou um ofício alertando sobre a possível demissão em massa de cerca de 40 funcionários do setor da cozinha da Santa Casa de Araraquara. O motivo é a contratação de empresa terceirizada que ficará responsável pela preparação e distribuição dos alimentos aos pacientes e acompanhantes, em sua maioria do SUS.

 

Segundo a diretora regional do Sindicato, Claudete Aparecida Defávere, em entrevista a uma rádio de Araraquara, as demissões foram recebidas com uma surpresa pelo SINSAÚDE. “O sindicato não concorda com a terceirização, tampouco com demissão em massa, tanto que nosso Acordo Coletivo de Trabalho, vigente que vai até 2025, proíbe a terceirização”, explica.

 

As demissões provocarão, e mesmo que diga que será absorvida a mão de obra, prejuízos salariais aos demitidos porque haverá precarização de seus atuais direitos”, diz Claudete.
 

 

Ainda segundo o Sindicato, a terceirização onerará o hospital “mensalmente uma cifra superior a R$ 100 mil”.

 

 

Terceirização

 

 

Um edital de chamamento, publicado pela Santa Casa de Araraquara confirma a pretensão do hospital em contratar empresa terceirizada, tendo como preferência àquelas com sistema de preparo e manipulação de pequenas refeições e ultracongelados para almoço e jantar.

 

O provedor da Santa Casa Jéferson Yashuda, também em entrevista a uma rádio da cidade, explicou que a decisão segue orientação da Vigilância Sanitária. “são mudanças de normativas da Vigilância. Atualmente oferecemos marmitex aos pacientes, o que não é recomendado. A terceirização é para melhorar a qualidade do alimento aos pacientes do SUS”.

 

Ainda de acordo com ele, as refeições perdem temperatura durante o transporte e lembra que “terceirizar a alimentação não é novidade e já ocorre na maioria dos hospitais”.

 

Yashuda confirmou ainda que empresas já estão visitando o hospital, sendo empresas de Campinas, São Paulo e Araraquara. Que algumas delas já garantiram que se ganharem o chamamento público, deverão recontratar os funcionários demitidos.

 

A maioria dos funcionários serão recontratados pelas empresas terceirizadas”, ressaltou o provedor da Santa Casa.
 

 

Sobre o hospital dispor de R$ 100 mil por mês com a contratação da terceirizada, Yashuda disse que o valor é uma estimativa prévia e o chamamento público visa também reduzir esse gasto.

 

Vale lembrar que no edital, serão em média, entre almoços, jantares e lanches, cerca de 500 refeições. A preparação, distribuição e retirada dos alimentos serão de responsabilidade da empresa contratada.

 

Sobre as demissões, o provedor da Santa Casa finalizou dizendo que não é uma demissão em massa, já que o hospital tem mais de 1 mil trabalhadores. “Não temos nada contra o trabalho (setor da cozinha), a terceirização é por conta das mudanças de normativas da Vigilância Sanitária”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90