Araraquara Agora Publicidade 728x90
17/04/2023 às 07h31min - Atualizada em 20/04/2023 às 11h58min

PM não faz mais escolta de presos em Araraquara

Trabalho era compartilhado entre agentes da SAP e a Polícia Militar

Na região noroeste, foram entregues 37 novas viaturas

Leia Também:
PIS/Pasep: Caixa libera abono salarial para novo grupo; veja calendário.
Descontrolado, homem ameaça companheira; ‘disse que arrancaria minha cabeça’, relata vítima.

 

A partir de hoje (17), o interior do Estado de São Paulo contará com reforço no policiamento. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) divulgou que assumirá 100% das escoltas de presos. Segundo a secretaria, com a ação será possível liberar os policiais militares para as ações de patrulhamento preventivo e ostensivo em tempo integral. Até então, essa tarefa era compartilhada entre os agentes da SAP e a Polícia Militar.

 

 

Equipes

 

 

Na capital paulista, o modelo de escolta pela SAP já funciona desde 2014. Para ampliar esse serviço para todo o estado, 1.586 agentes de escolta e vigilância foram transferidos para a 22 bases estrategicamente distribuídas pelo interior paulista.

 

Na região noroeste funcionarão seis bases em unidades localizadas nas cidades de Pirajuí, Marília, Avaré, Guariba, Ribeirão Preto e Franca. Na última semana, foram entregues 37 novas viaturas, para iniciar as escoltas nesta segunda-feira (17).

 

Trata-se de um anseio antigo, cujo objetivo precípuo é aumentar o número de policiais no patrulhamento das ruas, retornando a Administração Penitenciária a atribuição legal que lhe é devida, o que certamente assegurará à sociedade paulista mais segurança, maior proteção e um combate ao crime mais efetivo”, diz nota da SAP.

 



Treinamento


Os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) participaram de treinamento de apresentação da viatura, que contou com orientações quanto à manutenção e conservação do veículo, normas vigentes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de deslocamento em comboio realizado em perímetro urbano e rodoviário.

 

Vale lembrar que foram investidos mais de R$ 50 milhões na aquisição de 191 novas viaturas e armamentos específicos. Dados da SAP indicam que mais de 90 mil escoltas são realizadas, em média, anualmente.


Com a SAP à frente do serviço, o efetivo da PM será redirecionado para as atividades exclusivas de policiamento preventivo e ostensivo, reforçando a presença policial e a segurança da população em todas as regiões do estado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90