Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/10/2023 às 10h30min - Atualizada em 16/10/2023 às 10h30min

Dia Mundial da Alimentação: entenda como uma dieta equilibrada contribui para o bom funcionamento dos rins

Especialista indica que as pessoas sempre optem por alimentos naturais

Foto Ilustrativa/ Freepik


Leia Também:
Dia Mundial de Cuidados Paliativos: tratamento busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Abertas as inscrições para o Vestibulinho da Etec; 600 vagas em Araraquara.




Celebrado anualmente em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter bons hábitos alimentares. Segundo o nefrologista Henrique Carrascossi, uma dieta equilibrada contribui para o bom funcionamento de todo o corpo humano, especialmente dos rins.

 

 

“Primeiramente, é essencial que as pessoas se mantenham afastadas das chamadas junk foods, como carnes processadas, sucos em pó, refrigerantes e biscoitos recheados, pois esses alimentos perderam suas características naturais e nutricionais durante o processo de fabricação. Logo, por serem ricas em açúcar, sódio e misturas químicas, essas comidas sobrecarregam os rins”, diz Dr. Henrique.
 


O nefrologista alerta ainda que o consumo excessivo de sal ou de açúcar está respectivamente ligado aos aumentos de hipertensão e de obesidade. “Condições que também afetam consideravelmente o funcionamento dos rins, assim como do coração e do cérebro, principalmente quando não são devidamente controladas e não possuem um acompanhamento médico adequado”.


Diante desse cenário, para uma boa preservação das funções renais, Dr. Henrique orienta que as pessoas sempre optem por uma alimentação natural, dando preferência para verduras, legumes, frutas, grãos integrais, peixe, frango e ovos.

 

 

Lembrando que a ingestão de líquidos, em especial a água, também ajuda os rins a trabalharem melhor”.

 


Já nos casos em que houver sintomas característicos de problemas renais, o nefrologista orienta que os pacientes procurem atendimento médico junto a um especialista. “Pressão alta, edemas, anemia, palidez, cansaço, dores no peito, sonolência, inchaço nas pernas ou no rosto, cólicas e alterações na urina ou dores ao urinar são alguns sinais que merecem atenção”.



 

  • Henrique Carrascossi é médico nefrologista formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva, com residência médica e título de especialista em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB).
  • Atualmente, é preceptor do internato médico da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do programa de residência médica em clínica médica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
  • Também atua como médico coordenador assistencialista da enfermaria de clínica médica do Hospital de Ensino e da unidade de urgência e emergência da Santa Casa de Araraquara, além de coordenar o Instituto do Rim Carrascossi, onde oferece a seus pacientes o diferencial da diálise peritoneal (em substituição da hemodiálise).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90