Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/01/2024 às 09h23min - Atualizada em 29/01/2024 às 09h23min

Calor excessivo representa risco para a saúde do coração; ‘chances de infarto e AVC’

Cardiologista Yuri Brasil alerta para os cuidados essenciais na proteção do órgão

Foto Ilustrativa/Tomaz Silva por Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Ou participe da nossa Comunidade do WhatsApp.




Com a crescente intensificação das ondas de calor em diversas regiões do país, torna-se imprescindível a conscientização para os sérios riscos que a situação representa para a saúde cardiovascular. Segundo a OMS, as mortes por calor já são um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, com cerca de 15 milhões de óbitos por ano.


Para o cardiologista Dr. Yuri Brasil, a relação entre as altas temperaturas e problemas cardíacos é uma preocupação emergente, que demanda atenção especial e medidas preventivas para proteger a saúde do coração.

 

O calor pode dilatar os vasos sanguíneos do corpo, reação que altera a pressão arterial e a espessura do sangue. Nessas condições, o coração, assim como o restante dos órgãos, apresenta um alto risco de sucumbir, com chances de infarto, AVC, falha renal, entre outros problemas”.
 


Ainda segundo Dr. Yuri, isso acontece pois o calor faz com que o corpo tente equilibrar a sua temperatura interna, isso é, desviando o fluxo sanguíneo dos órgãos para a pele. “Outro fator de atenção é que em um ambiente de extremo calor, o risco de infecções resultantes de bactérias e fungos também aumenta, já que o aquecimento do organismo, consequentemente, leva a uma desidratação das vias áreas”.

 



Cuidados essenciais

 


Após 2023 ser considerado o ano mais quente da história pelo relatório do Copernicus, o cardiologista reforça a necessidade de alguns cuidados essenciais para a proteção do coração.

 

Hidratação adequada, o uso de roupas leves e uma alimentação de fácil digestão estão entre as orientações básicas. Tentar permanecer em ambientes frescos e limitar bebidas alcoólicas e cafeinadas também são atitudes eficientes”.
 


Outras dicas fornecidas por Dr. Yuri incluem um descanso adequado entre tarefas, cautela na hora de praticar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, e um adequado uso do protetor solar, corporal e facial.

 

Tudo isso sem nunca deixar de monitorar regularmente a saúde, em especial os pacientes que já possuem condições cardíacas. Lembrando que caso haja tonturas, palpitações ou falta de ar, o ideal é procurar assistência médica”.
 


 

 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90