Conhecido como a maior festa do Brasil, o carnaval é uma época em que muitas pessoas aproveitam para celebrar junto aos amigos, consumindo cerveja e demais bebidas alcoólicas. No entanto, o nefrologista Henrique Carrascossi alerta que existe ainda outro hábito muito comum durante as festas que pode ter implicações negativas para a saúde: segurar o xixi.
“Seja por vergonha, falta de acesso a banheiros adequados ou simplesmente por não querer interromper a diversão, esse hábito é muito prejudicial à saúde, pois ao reter a urina por muito tempo, aumenta-se a pressão dentro da bexiga, o que pode levar a problemas como infecções urinárias e até mesmo danos aos músculos do órgão”, diz Carrascossi.
O nefrologista também explica que o aumento do consumo de bebidas alcoólicas costuma intensificar a necessidade de urinar, já que o álcool exerce um efeito diurético ao inibir o hormônio ADH, o que automaticamente eleva a produção de urina pelo organismo. “Ou seja, mais um motivo para não segurar o xixi, já que o corpo estará produzindo e segurando muito mais urina do que o normal”.
Dicas para um carnaval mais consciente
Diante dessas informações, Henrique Carrascossi oferece algumas orientações para garantir um carnaval mais consciente, que respeite as necessidades do próprio corpo, auxiliando na manutenção da boa saúde:
Para o nefrologista, não apenas durante o carnaval, mas em todas as festas, o mais importante é aproveitar de maneira consciente e segura, priorizando a saúde e o bem-estar. “Segurar o xixi pode parecer inofensivo na hora, mas a longo prazo, pode contribuir para problemas de saúde indesejados, portanto, ouça seu corpo e cuide-se durante as celebrações”.