Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/02/2024 às 16h09min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h09min

Sem Tabus: menopausa deve atingir 1 bilhão de mulheres até 2030

Efeitos vão além dos famosos calorões e não são restritos apenas a sintomas físicos, diz especialista

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.





Segundo números divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2030, serão 1 bilhão de mulheres atravessando a menopausa. Ainda assim, o tema é cercado por um tabu. Por isso, durante este período, mesmo sofrendo algumas mudanças físicas e emocionais, grande parte das mulheres são relutantes em procurar ajuda médica para entender os sintomas e buscar soluções para suavizá-los.


A ginecologista Mariana Manfrim, explica que os primeiros sinais da menopausa podem ser percebidos a partir dos 40 anos, no chamado período de climatério. A fase, entre climatério, pré-menopausa até a pós-menopausa, pode durar de 10 a 30 anos. Ou seja, 1/3 da vida da mulher é vivida dentro deste processo.


 

Os efeitos da menopausa vão muito além dos famosos calorões e não são restritos apenas a sintomas físicos”, ressalta a especialista.
 


De acordo com os dados da Plenapausa, femtech brasileira que promove informação, solução e acolhimento para mulheres na menopausa, 87% se sentem instáveis emocionalmente e 58% afirmam que se sentem menos produtivas no trabalho. Quando se trata de ansiedade e/ou depressão, 81% delas afirmam que já se sentiram desta forma durante este período.

 

 

“A menopausa e o processo de envelhecimento da mulher, outros fatores, associados a este período, colaboram para que os sintomas emocionais fiquem mais intensos. Por isso é sempre importante estar em contato com seu médico de confiança e se preciso apoio psicológico”, esclarece Mariana.
 


 

Tratamento

 


A terapia de reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos (fogachos), psíquicos (depressão, irritabilidade) e os relacionados com os órgãos genitais (secura vaginal, incontinência urinária) no climatério.


Além disso, funciona como proteção contra a osteoporose e assegura melhor qualidade de vida para a mulher. No entanto, existem contraindicações que devem ser avaliadas com cuidado pelo médico e pela mulher, não sendo indicada a automedicação, pois pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.

 

“Alimentação saudável, atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de álcool e cuidados com a saúde bucal são algumas medidas simples, que incorporadas aos hábitos diários de vida, podem ser úteis para minimizar os sintomas negativos do climatério”, finaliza a ginecologista.
 

 

 

 

Foto/Capa Imagem de Freepik

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90