Araraquara Agora Publicidade 728x90
13/03/2024 às 08h51min - Atualizada em 13/03/2024 às 08h51min

Mês da Mulher: atenção aos cuidados essenciais com o coração

Cardiologista alerta que jovens devem ter ainda mais atenção, pois costumam ser vítimas inusitadas de doenças cardíacas

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram.


LEIA TAMBÉM:
Pediatra orienta os principais cuidados com crianças e prematuros durante o outono.
Estágio: abertas as inscrições de processo seletivo para o Departamento Regional de Saúde em Araraquara.




Existe um senso comum de que todos os problemas cardíacos estão diretamente ligados a pessoas mais velhas, acima do peso ou que possuam condições associadas, contudo segundo diversos estudos essa é uma falsa impressão. A Associação Americana de Cardiologia aponta, inclusive, que a síndrome coronariana aguda (SCA) é responsável por 35% dos infartos em mulheres com menos de 50 anos, sem fatores de risco.


Pensando nisso, o cardiologista Dr. Yuri Brasil aproveita o Mês da Mulher para alertá-las sobre os cuidados essenciais que ajudam a preservar a saúde do coração. “Por se tratar de condições que surgem mesmo sem fatores de risco, o primeiro passo é consultar um cardiologista regularmente, pois ele poderá fazer todos os exames necessários para avaliar o funcionamento do órgão”.


Ainda segundo o especialista, o estresse é uma das principais causas de ataques cardíacos em mulheres jovens, geralmente devido ao fato de muitas delas assumirem responsabilidades cada vez mais cedo, além de jornadas duplas, que incluem trabalho e casa. “Muitas vezes se trata de pessoas que não têm como alterar essa rotina, mas ainda é possível modificar outros hábitos, a fim de reduzir os riscos cardíacos”.


A prática regular de atividades físicas, mesmo que em curtas caminhadas, em passeios de bicicleta ou em aulas de natação pode auxiliar tanto no controle do estresse, quanto na manutenção da saúde do coração.

 

Outras dicas fornecidas por Dr. Yuri incluem ainda uma alimentação saudável que evite produtos processados e ultraprocessados, além de moderar o consumo de açúcar, sal e álcool. “Não fumar também é importante”.


O cardiologista alerta que ao aparecimento de sintomas que possam sinalizar alguma alteração do funcionamento cardíaco, as mulheres procurem atendimento médico.

 

Um pouco diferente dos homens, o infarto feminino pode incluir, além de dor no peito e palpitações, desconfortos no rosto ou na mandíbula, ardência na pele, desmaios, suor excessivo, indigestão, dor nas costas e nos ombros, náuseas e vômitos”.
 



 

 
  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90