Araraquara Agora Publicidade 728x90
21/03/2024 às 09h56min - Atualizada em 21/03/2024 às 09h56min

Brasil registrou 651 amputações de pênis em 2023; confira as principais causas

Foram 454 óbitos em decorrência do câncer no órgão; especialista alerta para a importância do diagnóstico rápido da doença

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


Leia ainda:
Endometriose afeta qualidade de vida das mulheres e pode causar infertilidade.
Importante: especialista explica sobre diagnóstico e tratamentos do Transtorno Bipolar.



No último ano, o Brasil enfrentou uma preocupante realidade médica. Segundo dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia, 2023 apresentou 651 casos de amputações em decorrência de câncer no pênis, além de 454 óbitos.

 

Para o especialista em urologia oncológica Dr. Elizeu B. Neto, o cenário reforça a importância da conscientização para a prevenção desse problema.

 

“Embora se trate de um tipo raro de câncer, suas consequências costumam ser devastadoras na vida dos homens e de suas famílias. Por isso a necessidade de um diagnóstico precoce, pois quando detectado em estágios iniciais, o tratamento possui mais chances de cura, preservando a qualidade de vida do paciente”, diz Dr. Elizeu.
 


Ainda segundo o especialista, as amputações muitas vezes decorrem de diagnósticos tardios, que demandam medidas extremas a fim de evitar metástase e consequentemente o óbito. “Entre os principais fatores de risco estão a falta de uma higiene adequada, infeções crônicas, como o HPV, histórico de fimose não tratada e tabagismo”.


Dessa forma, a prevenção requer uma boa educação sobre como realizar a higiene íntima, além da vacinação contra o HPV, do tratamento precoce de possíveis infecções e das consultas regulares com profissionais de saúde.

 

Sinais que indicam a necessidade de procurar ajuda médica incluem: secreção branca; aumento anormal ou mudança de cor da pele do pênis; mancha, ferida, rugosidade, tumor ou úlcera na glande ou na pele que cobre a cabeça do pênis”, explica Dr. Elizeu.
 


Para o urologista, é fundamental que todos os homens entendam sobre a condição e suas graves consequências, além de também conscientizar outros homens de seu convívio.

 

Eles precisam entender que não devem ter vergonha de procurar o médico. É muito comum o paciente já chegar com o câncer em estágio avançado, pois ficou adiando o atendimento na esperança que o problema iria passar. Quanto mais cedo a condição for descoberta, menos invasivo é o tratamento e maior a chance de cura”.
 




 

  • Graduado médico pela Universidade de Araraquara, Dr. Elizeu Neto se graduou cirurgião geral pela Santa Casa de Araraquara e urologista pela Santa Casa de Ribeirão Preto. Realizou seu fellowship em urologia oncológica e cirurgia minimamente invasiva pelo Hospital de Amor de Barretos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90