10/06/2021 às 08h21min - Atualizada em 10/06/2021 às 08h21min

Araraquara atinge índice de lockdown pela 2ª vez e está perto do fechamento total novamente

Cidade confirmou mais 281 casos de coronavírus nesta quinta-feira (10)

Araraquara atinge pela segunda vez essa semana o índice de lockdown. Se o resultado acontecer mais uma vez até sábado, a Prefeitura de Araraquara vai decretar o fechamento total da cidade por pelo menos uma semana.
 
A Secretaria de Saúde de Araraquara confirmou nesta quinta-feira (10) mais 281 novos casos de coronavírus. O número equivale 22,97% dos pacientes que passaram pelos serviços de saúde segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain. Esse indicador deveria ficar abaixo de 20% segundo o decreto para que a cidade seguisse em normalidade.
 
Segundo a pasta, foram feitas 1.223 amostras ou um índice de 29,65% de confirmação entre os sintomáticos. Esse indicador também se aproximou perigosamente do limite imposto pelo decreto municipal, que é de 30%;
 
Araraquara tem agora 23.808 casos de coronavírus registrados desde o início da pandemia.
 
O que diz o decreto:

O decreto da Prefeitura de Araraquara prevê alguns parâmetros para que seja decretado um lockdown.

O primeiro deles é quando o índice de pacientes sem sintomas ultrapasse os 20% por 3 dias seguidos ou 5 dias intercalados. Nesta semana, esse 'gatilho' foi acionado pela segunda vez hoje.

O segundo parâmetro é atingido quando o total de pessoas positivadas sintomáticas seja igual ou superior a 30% também por três dias seguidos, ou cinco dias alternados.

O que acontece?
Se esses indicadores forem superados a Prefeitura decreta lockdown por 7 dias inicialmente.

O retorno das atividades econômicas acontece apenas quando o índice de positivações ficar por 3 dias seguidos com taxa de positividade menor que 20% ou taxa de 15% ou menos nos testes gerais – nesse quesito entram sintomáticos e assintomáticos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você concorda com as medidas adotadas por Manoel em Boa Esperança do Sul?

42.4%
0.3%
56.0%
1.4%

Você é favorável a um novo lockdown na cidade de Araraquara?

52.7%
47.3%
0.0%
Fale pelo Zap
Atendimento
Oi, eu sou Willian Oliveira. Precisa de ajuda? Aqui você pode sugerir pauta, falar com nosso departamento comercial, estamos a sua disposição