Em uma live, na manhã desta segunda-feira (28),
a secretária da Saúde, Eliana Honain, justificou a reserva de uma sala para armazenar equipamentos e camas. Esse espaço é dentro do Hospital de Campanha e foi denunciado como equipamento fora de uso pela falta de pacientes:
“Eles não estão aqui porque não podem ser usados ou porque não temos pacientes, eles estão aqui para garantir a vida do paciente”.
Durante a live, a secretária explicou que o equipamento não se trata de um respirador: “Isto aqui é
um carrinho de anestesia. Eles estão aqui (em uma sala sem uso), porque nós temos 30 respiradores que podem quebrar, podem dar um problema, podem precisar de uma manutenção e
eles foram cedidos temporariamente pela Secretária Estadual de Saúde”, mostrando uma placa indicando que o equipamento é de patrimônio do Estado.
“São equipamentos que ventilam as pessoas, por um período muito curto, para que a gente possa fazer manutenção dos demais respiradores”, disse.
Honain, junto com uma equipe de gestoras e técnicas que atuam no Hospital de Campanha, disse ainda que as camas que lá estão, precisam de manutenção: "Estamos aqui há um ano e três meses com lotação superior a 50% de pacientes.
Temos colchões rasgados de tanto manuseio, de tanto uso”. “Agora dizer, politicamente, que esse espaço não é o que está sendo feito nele, que não é verdadeiro, isso é um desrespeito com todos os profissionais que estão aqui trabalhando, profissionais que se sentem ameaçados por denúncias infundadas”
Entenda o caso da denúncia dos equipamentos. Clique aqui: Hospital de Campanha Hoje, o Hospital de Campanha tem
52 pacientes, com capacidade para 71. 30 pacientes ocupando leitos de UTI. 13 pacientes estão intubados utilizando respiradores.