Araraquara Agora Publicidade 728x90
09/09/2021 às 14h00min - Atualizada em 09/09/2021 às 14h00min

Variante Delta possui alto risco de transmissão mesmo em ambientes ao ar livre

Infectologista explica o comportamento dessa nova mutação da Covid-19

Foto: Canva/ Ilustração

Mesmo após um ano e meio desde o início da pandemia, a ciência tem orientado a população a respeito de constantes modificações nos padrões de comportamento exigidos para conter a disseminação da Covid-19. Com a chegada da variante Delta no Brasil, a infectologista e clínica geral Ana Rachel Seni Rodrigues explica que todos devem se manter atentos, mesmo quando estiverem em ambientes abertos e ventilados.


“Anteriormente havia uma preocupação ligeiramente menor quanto a utilização de máscaras quando se estivesse em locais ao ar livre e com um determinado distanciamento social, porém, estudos já comprovaram que a Delta se transmite muito mais facilmente, o que aumenta o alerta para que a população se proteja e evite grandes aglomerações”, explica a especialista.


Ana também reforça que pessoas que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses – ou vacina de dose única – se tornam menos propensas a desenvolver um quadro grave ou mortal da doença.


Países onde o índice de vacinados encontra-se muito baixo ou onde a população rejeita a vacina também têm se mostrado locais de proliferação, “como os Estados Unidos, onde 93% dos casos são da variante Delta, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças”.


No Brasil, segundo dados do Instituto Butantan, embora a prevalência de casos de Covid ainda se dê pela variante gama, a prefeitura de São Paulo informa que a Delta já é responsável por cerca de 70% dos novos registros da doença na cidade, enquanto no Rio de Janeiro, o secretário municipal de Saúde declarou que quase 90% dos casos também já correspondem a variante.



Para a infectologista, o mais importante nesse momento é entender que os anúncios de grandes eventos devem ser vistos com atenção.

 

A população precisa estar constantemente alerta a situação da pandemia de forma que possa se proteger além das vacinas e do uso de máscaras, abrangendo também a consciência social de que determinados locais ainda devem ser evitados.”



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90