Araraquara Agora Publicidade 728x90
20/09/2021 às 11h23min - Atualizada em 20/09/2021 às 11h23min

Após queda nos atendimentos, UPA da Vila Xavier vai passar por restruturação

Mudança pretende redirecionar recursos para atender as cirurgias eletivas que estão paradas na cidade

Direto da Redação
UPA da Vila/ Foto: Prefeitura

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Vila Xavier, referência no atendimento às síndromes gripais, vai passar por restruturação, após queda no número dos atendimentos. A informação foi divulgada pelo prefeito Edinho Silva (PT), por meio de live no Facebook, na manhã desta segunda-feira (20).

 

Segundo Edinho, a UPA da Vila já chegou a atender 407 pessoas por dia. Atualmente, são 122 pessoas por dia atendidas no local.

 

Estamos observando uma cena muito boa, que é a redução drástica do número de pessoas atendidas na UPA da Vila. Nós ampliamos toda a estrutura para que pudéssemos atender o aumento da demanda”, disse.

 

Por conta da diminuição da demanda e da pandemia controlada em Araraquara, a Prefeitura decidiu otimizar os recursos para casos mais urgentes no município. Para isso, vai retirar da UPA uma estrutura que foi colocada durante a pandemia, com toldos na entrada e aumento do espaço de atendimento, para redirecionar os recursos para outras demandas como, por exemplo, as cirurgias eletivas e os diagnósticos de doenças, que estavam estagnados, por conta da pandemia.

 

Tem muita gente precisando de diagnóstico e de realizar cirurgias eletivas. Nós vamos começar a direcionar os nossos recursos para essas demandas”.

 

Vale lembrar que a UPA da Vila vai continuar atendendo os pacientes com síndromes gripais. O local comporta mais de 200 pacientes para atendimentos. Desde o início da pandemia, a unidade atendeu quase 100 mil pacientes.

 

A estrutura (da UPA) vai continuar funcionando, nós só vamos desmobilizar toda a estrutura que é alugada e que a Prefeitura tem que pagar todos os meses. Vamos começar a fazer isso em todas as unidades de enfrentamento à pandemia, para que a gente possa direcionar os nossos recursos para dar conta de outras demandas”, explicou.

 


 

Elas geram custos. Então quem passar por aqui e ver a Prefeitura fazendo alterações, não é que a UPA da Vila vai deixar de atender a pandemia não. A UPA vai continuar sendo o Centro de Referência. Quem tiver com sintomas venha para cá e nós vamos continuar atendendo”, disse o prefeito.

 

Nós já tivemos, em momentos de pico, 247 pessoas internadas em uma média diária aqui em Araraquara. Hoje nós estamos com 18 pessoas internadas. Existe um controle maior de uma pandemia, mas todos os dias nós fazemos um apelo. Não baixem a guarda, não deixe de usar máscara, não deixe de fazer a higienização das mãos. Evite aglomerações, se necessário, para que a gente continue avançado no combate a pandemia”

 

Edinho Silva (PT) finalizou dizendo que do mês de fevereiro até agora houve uma queda de 67% do número de pessoas infectadas em Araraquara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90