Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/11/2021 às 07h45min - Atualizada em 12/11/2021 às 07h45min

Dia Mundial da Pneumonia visa informar população sobre os principais aspectos da doença

Especialista alerta para as formas de transmissão e indica efetivas medidas de prevenção

Foto: Canva

Intitulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial da Pneumonia, o dia 12 de novembro tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e dos riscos dessa doença. Segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, a data também é importante, pois tem o objetivo de esclarecer alguns aspectos dessa condição.

 

“A pneumonia tem a capacidade de impactar o sistema de defesa do organismo de uma pessoa, criando um quadro infeccioso que pode acometer o pulmão e, em alguns casos, até mesmo desencadear uma infecção sistêmica, como no caso da sepse”, diz.


Arbex também explica que o corpo humano já possui a bactéria causadora da doença, mas ao perder o mecanismo de defesa, se abre espaço para a evolução do problema. “O que facilita a transmissão de forma aspirativa, já que uma pessoa acometida pela pneumonia pode perder os aspectos de proteção da via aérea, acarretando uma maior exposição aos micro-organismos causadores da doença.”


O correto diagnóstico deve ser realizado após a análise de um pneumologista, que irá verificar os sintomas do paciente por meio de exames como a auscultação dos pulmões (verificação de ruídos pulmonares) e pela radiografia do tórax. Entre os sinais mais característicos da doença estão a tosse, produção de muco, falta de ar, dores no tórax, febre alta, calafrios, mal-estar, perda de apetite, fraqueza e alterações na pressão arterial.


No que diz respeito aos tratamentos, as abordagens podem variar de acordo com as causas do problema. A pneumonia bacteriana geralmente é tratada com antibióticos no objetivo de amenizar os sintomas do paciente. “Caso haja dificuldade respiratória e baixa oxigenação sanguínea, a internação hospitalar também pode ser necessária”, explica Dr. Flávio.


Dessa forma, o especialista alerta que já existem vacinas capazes de proteger a população contra a pneumonia, que podem ser aplicadas em menores de 2 anos e pessoas acima dos 60.

 

Outras dicas de proteção consistem em algumas medidas simples, como evitar aglomerações, não fumar, lavar as mãos com frequência e realizar a correta higienização do ar-condicionado.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90