Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/11/2021 às 08h30min - Atualizada em 19/11/2021 às 08h30min

Tratamentos fisioterapêuticos podem auxiliar no combate às dores da fibromialgia

Especialista explica os principais benefícios proporcionados pela prática

Foto: Canva/ Ilustração
CLIQUE AQUI: Jovem Aprendiz: Lupo abre cadastro; veja como se inscrever.
CLIQUE AQUI: Black Friday promete desconto de R$ 30 no gás de cozinha em Araraquara
CLIQUE AQUI: Inscrições abertas: Concurso de nível médio terá salário de R$ 2,4 mil​
 

Caracterizada como uma doença silenciosa e não detectável em exames laboratoriais, a fibromialgia é uma doença reumatológica que causa dor muscular crônica generalizada. Segundo o fisioterapeuta Felipe Masiero, uma das formas de tratar esse problema é por meio da fisioterapia.


O especialista explica que a causa da doença ainda é desconhecida, mas sabe-se que o portador de fibromialgia apresenta uma desorganização na percepção da dor, com o cérebro potencializando qualquer pequena sensação.

 

Dessa forma, sessões de fisioterapia proporcionam o relaxamento e aumento da flexibilidade muscular, gerando um considerável alívio dos sintomas mais agudos.”


Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 2,5% da população mundial lide com os desafios diários proporcionados pela doença, sendo as mulheres o grupo mais atingido.

 

Além da dor, também costumam apresentar sintomas de alterações de sono, ansiedade, depressão, cansaço, oscilação de humor e dificuldade de concentração.


Masiero destaca ainda ser impossível apontar práticas que previnam o surgimento da doença propriamente dita. “Porém, atividades físicas aeróbicas, uma alimentação saudável e até mesmo a neuromodulação não invasiva, também conhecida como estimulação elétrica transcraniana, são tratamentos que podem ajudar a evitar as crises de dor.”


O aparelho responsável por induzir a eletroestimulação transcraniana também pode ser utilizado para o tratamento de diversas outras patologias, como depressão, ansiedade, dores pós-operatórias e até mesmo Parkinson. “Com a única diferença entre as abordagens sendo o local onde os eletrodos serão posicionados no crânio e a variação da amperagem de acordo com a idade do paciente”, comenta Masiero.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90