O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) a nova classificação do Plano SP. A divulgação foi feita no Palácio dos Bandeirantes e trouxe o conhecimento de que todo o território paulista sairá da Fase Emergencial para a vermelha. Com isso, várias restrições aos setores econômicos ainda continuam.
A ida para a fase vermelha começará a valer a partir da próxima segunda-feira (12) e vai até o dia 18 de abril. Por mais que esteja em uma fase restritiva, trata-se de um avanço no Plano São Paulo, visto que a Fase Emergencial tinha mais regras.
O anúncio foi feito pelo vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. “Nós tivemos ao longo dessas últimas semanas avanços importantes na contenção da pandemia. A contenção se dá através de algumas estratégias, a principal delas a vacinação”, disse ele.
Conforme apresentado, São Paulo bate recorde sucessivos da vacinação. Segundo o governo estadual, mais de 7 milhões de vacinas foram aplicadas no território paulista. Além disso, os leitos de UTI foram ampliados em 82%. “É a queda nas internações que nos afirmam a possibilidade de darmos passos adiante”, destacou o vice-governador Rodrigo Garcia.
Regras
Na fase vermelha existe a restrição do atendimento de todos os serviços considerados não essenciais. Além disso, algumas regras da Fase Emergencial foram adotadas, como o toque de recolher das 20h às 5h, recomendação do escalonamento na entrada e saída da indústria, serviços e comércio, obrigatoriedade de teletrabalho para todas as atividades administrativas e proibição de comemorações religiosas coletivas.
O que muda
Futebol e outros esportes profissionais poderão ter partidas após às 20h, sem público, com testagem e protocolos mais rígidos.
No comércio, os estabelecimentos poderão atender com a retirada de produtos, assim como as lojas. A medida é válida para bares e restaurantes, padarias e outros. No shopping também é possível fazer compras, porém sem a entrada nas lojas. Além disso, as lojas de materiais de construção civil poderão atender presencialmente.
Outros anúncios
O governo estadual antecipou a vacinação de profissionais da educação. A imunização estava prevista para acontecer a partir de segunda-feira (12), mas ocorrerá a partir de amanhã (10).
Sobre as escolas, a fase vermelha prevê que não é obrigatória a frequência presencial e as escolas devem funcionar com até 35% das matrículas. No dia 14 de abril as escolas estaduais estarão abertas para atendimento presencial. Com isso, nos dias 12 e 13 de abril deverá ser feita a orientação e comunicação das famílias e organização da comunidade escolas.
Veja abaixo a lista divulgada pelo governo estadual dos alunos que mais precisam do atendimento presencial das escolas estaduais: