Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/06/2022 às 11h30min - Atualizada em 14/06/2022 às 11h30min

"Queremos ampliar em 80% a capacidade do centro cirúrgico”, diz Honain sobre Santa Casa

Após intervenção temporária, Prefeitura pretende reabrir 8 leitos de UTI e realizar mutirão para cirurgias eletivas

Direto da redação
Foto: Agência Brasil

A secretária da Saúde Eliana Honain conversou com a equipe do Portal Araraquara Agora para explicar os próximos passos, após a intervenção temporária da Prefeitura na Santa Casa. Segundo Eliana, neste primeiro momento, os esforços são prestar assistência aos pacientes. Para isto, as equipes trabalham com três objetivos: a reabertura de oito leitos de UTI, o reabastecimento do hospital e ampliação do número de cirurgias eletivas.


Vale lembrar que o hospital registra filas de pacientes nos corredores do local, aguardando cirurgias que já deveriam ter sido feitas. São cerca de 20 pacientes aguardando a mais de 15 dias para realização das cirurgias urgentes. Para que a fila caminhe, é necessário a reabertura rápida dos oito leitos de UTI da Santa Casa.

 

“O primeiro dia foi para articular ações para garantir principalmente a reabertura os oito leitos de UTI para que as cirurgias de urgência não fiquem reprimidas. A negociação para que estas cirurgias se realizem. A gente acredita que num curto espaço de tempo consiga colocar em dia todas as cirurgias de urgência. Precisamos reabrir os leitos e a ampliar outros, para poder dar vazão as cirurgias e os pacientes não fiquem aguardando nem nos corredores da emergência da Santa Casa nem nas Upas”, explicou a secretária da saúde, Eliana Honain.



Existe a expectativa de que os oito leitos de UTI estejam em pleno funcionamento até a próxima semana. “Para que os pacientes das Upas não fiquem esperando dias por internação, precisamos gerar leitos na Santa Casa”, ressaltou.



Abastecimento da Santa Casa

Eliana Honain também explicou os trabalhos sãoconcentrados também na busca do reabastecimento de insumos em falta no hospital. Na realização de uma reunião com os funcionários da Instituição foi possível elencar o que faltava para inciar as aquisições. “Fizemos o levantamento de tudo o que está faltando para o seu pleno funcionamento. Providenciamos a compra de todos os insumos necessários para os próximos 15 dias”, disse Honain.



Mutirão

Para diminuir a fila das cirurgias eletivas, a secretária da saúde afirmou que será realizado um mutirão. A intenção é aumentar em 80% a capacidade do centro cirúrgico da Santa Casa. “Existe um número grande de cirurgias eletivas reprimidas por conta da pandemia e por toda a situação que a gente vem enfrentando na Santa Casa. Existe um plano da gente ampliar em 80% a capacidade do centro cirúrgico para realizar as cirurgias”.


 

“Precisamos retomar em caráter de urgência as cirurgias eletivas. Hoje vamos ter um parâmetro de como a gente vai conduzir”, completou Honain.







Intervenção

A intervenção da Santa Casa ocorreu após a tentativa frustrada de um acordo entre a Prefeitura e o Ministério Público. A gestão do hospital havia se negado a assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). “A Santa Casa não aceitou as condições e diante dessa situação, o promotor disse que não poderia caminhar mais. Ele solicitou providências para o restabelecimento das atividades da Santa Casa”, explicou a secretária.


Leia também: Prefeitura assume direção da Santa Casa nesta segunda-feira (13).


 

“Não sobrou alternativa. A gente pretende que a intervenção seja em um espaço extremamente curto de tempo. Que a gente constitua uma nova mesa, já que a mesa anterior se demitiu, para que possa tocar a gestão do hospital as pessoas a quem a Santa Casa pertence, que é a população de Araraquara, representada pelo seu Grupo de Irmandade”, finalizou Honain.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90