Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/02/2023 às 11h12min - Atualizada em 27/02/2023 às 11h12min

​Dirigível chama atenção no céu de Araraquara; veja fotos e vídeo

Internautas fizeram vários registros na manhã desta segunda-feira (27)

Não, não era um balão espião chinês. O que se viu no céu de Araraquara na manhã desta segunda-feira (27) era um dirigível, aeronave que tem um enorme balão inflável e uma pequena cabine. A propulsão é feita com um pequeno motor.

O modelo visto na cidade é o de prefixo PR-ZAD, produzido pela Airship, empresa que tem sede em São Carlos e um ousado projeto para tornar o Zeppelin, como também é conhecido, novamente viável para o transporte de pessoas e até mesmo de carga.

Esse que sobrevoou Araraquara consta como avião experimental nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foi construído em 2020, tem capacidade para até 5 pessoas e pesa em torno de 4 toneladas.


No dia 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu à ADB o Certificado de Tipo por sua aeronave ADB-3-3, após um processo de certificação que se estendeu por alguns anos e envolveu fortemente as equipes de Engenharia, Desenhos, Certificação, Operações e Produção da empresa, assim como empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère.
Tal Certificado de Tipo atesta que o ADB-3-3 foi projetado de acordo com os requisitos de segurança exigidos pelo órgão certificador para aeronaves desse porte e categoria, ou seja, que seu projeto é seguro o suficiente e pode operar em solo nacional.

Simultaneamente, a Airship do Brasil está desenvolvendo junto à ANAC a Certificação de Produção, visando a fabricação em série deste tipo de aeronave para fins de exploração comercial.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90