Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/06/2023 às 10h34min - Atualizada em 26/06/2023 às 10h34min

Dia Nacional do Diabetes: condição é uma das principais causas para doenças no coração

Cardiologista Yuri Brasil alerta para a importância do acompanhamento médico

Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo por Agência Brasil


 

LEIA TAMBÉM:
Começou: confira como se prevenir das doenças respiratórias mais comuns no inverno.
Febre Maculosa: saiba mais sobre as principais medidas de combate e prevenção.



 

Celebrado anualmente em 26 de junho, o Dia Nacional do Diabetes tem como objetivo conscientizar a população sobre fatores de risco, formas de prevenção e a importância em realizar o diagnóstico da doença. O cardiologista Dr. Yuri Brasil explica que a enfermidade é uma das causas mais associadas ao desenvolvimento de problemas no coração.


 

“O diabetes é um dos principais fatores de risco para eventos cardiovasculares como infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e entupimentos das artérias, especialmente das pernas e dos pés. A doença também está associada a formação de aneurismas, isso é, quando há dilatação de um vaso sanguíneo”, comenta o cardiologista.




O especialista explica que isso ocorre, pois a doença potencializa outras condições, como a pressão alta e o colesterol elevado, por exemplo. O diabetes tipo II é ainda mais perigoso, pois é diretamente influenciado por má alimentação, sedentarismo e demais hábitos que afetam a qualidade de vida. “Já o diabetes tipo I está ligado a um problema imunológico, mas caso não tratado, também pode impactar o funcionamento do coração”.


Dessa forma, a prática regular de atividades físicas e a manutenção de uma dieta balanceada podem ajudar a evitar o surgimento da condição. “A redução da gordura abdominal e um melhor controle dos níveis de pressão arterial, colesterol e glicose também são medidas de prevenção e controle extremamente eficientes”, diz Dr. Yuri.


Para o cardiologista, todas as pessoas, diabéticas ou não, devem ainda realizar um frequente acompanhamento com especialistas, a fim de entender o funcionamento do corpo e suas possíveis alterações, especialmente quando houver fatores de risco envolvidos.



 

Assim, com a ajuda de profissionais de saúde, pode haver uma melhora gradual no estilo de vida, reduzindo o risco de desenvolvimento ou complicações do diabetes”.
 







 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90