Araraquara Agora Publicidade 728x90
09/11/2023 às 07h10min - Atualizada em 09/11/2023 às 07h10min

Após caso de meningite viral em Araraquara, especialista alerta: 'importante manter carteirinhas de vacinação atualizadas’

Infectologista dra. Ana Rachel Seni Rodrigues fala das causas, transmissão e prevenção da doença

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Tânia Rêgo por Agência Brasil

Leia Ainda:
Campanha visa cadastrar doadores de medula óssea em Araraquara; APOIE.
Ministra Anielle Franco visita Araraquara na próxima semana.



Após a confirmação do caso de meningite viral em uma criança de Araraquara, a infectologista dra. Ana Rachel Seni Rodrigues alerta sobre as causas, sintomas e as formas de transmissão e prevenção da doença.

 

A menina, de 11 anos, foi diagnosticada na última segunda-feira (6) e estava internada na Santa Casa de Araraquara. A garotinha ficou em isolamento, sem risco de vida. Vale lembrar que este foi ao nono caso da doença registrado em Araraquara. Em agosto, uma pessoa morreu em decorrência da doença. Outros cinco casos, três deles foram confirmados como meningite viral e dois de meningite bacteriana.

 

 

Importância da Vacinação

 

 

A forma mais eficaz de prevenir a doença é através da vacina. A dra. Ana Rachel Seni Rodrigues ressalta que as pessoas devem manter as carteirinhas de vacinação atualizadas.

 

São vacinas que protegem contra as principais infecções virais: poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, influenza, febre amarela, hepatites A e B, rotavírus e varicela”, confirma.
 

 

Segundo o Ministério da Saúde, essas vacinas estão presentes no SUS fazem parte do calendário de vacinação, disponíveis para crianças até os 14 anos. Além da vacina, a prevenção também é por meio da higiene das mãos, de não compartilhar itens como copos, escovas de dente e alimentos e sempre cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar.

 

 

 

Mas como é transmitida

 

 

A especialista explica que a transmissão da meningite viral é de pessoa para pessoa. “Pode ainda acontecer pela via fecal-oral ou seja ingerir água ou alimentos contaminados com fezes contendo os vírus, ao tocar ou apertar as mãos de uma pessoa infectada ou tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois encostar as mãos nos olhos, nariz ou boca e também por meio de gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas da pessoa com infecção”, afirma dra. Ana Rachel.

 

 

 

Mas afinal, o que é a doença?

 

 

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, que são as membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. Podem ser causadas por vírus, bactérias ou fungos”, diz a especialista.
 

 

Os Enterovírus, que provocam principalmente infecções intestinais, são as causas mais comuns de meningites virais.

No entanto, outros vírus que também podem causar:

  • Vírus do sarampo;
  • O herpes;
  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV);
  • Citomegalovírus;
  • Rotavírus;
  • Rubéola, entre outros.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90