Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/04/2021 às 13h43min - Atualizada em 12/04/2021 às 13h43min

Veja as propostas dos profissionais da Educação em greve para a volta às aulas

Redação

Uma carta aberta com propostas feitas por servidores em greve para que seja retomada as aulas em Araraquara foi divulgada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) nesta segunda-feira (12). Segundo os profissionais da Educação, uma abertura sem condições adequadas coloca em risco a população. 

No total, a carta aberta divulgada pelo Sismar tem 10 propostas feitas pelos servidores da Educação, entre elas, a vacinação em massa de todos os profissionais. Vale lembrar que o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região deve se reunir com o prefeito Edinho Silva amanhã (13), para discutir sobre o retorno presencial das aulas nas escolas municipais e a paralisação. O encontro foi adiado e estava marcado para ocorrer na última sexta-feira (9). 

Veja abaixo, na íntegra, a carta aberta com as propostas dos servidores que foi divulgada pelo Sismar: 

Propostas dos servidores em greve, para retomada das aulas presencias.
 
1- Vacinação em massa para todos os profissionais, independente da faixa de etária. (Araraquara poderia criar um fundo municipal de recursos com inciativa privada e criar um consórcio com a cidades da região para tal). Os servidores da educação devem ser mantidos como grupo prioritário para a vacinação.
 
2- Testagem em massa (Fundo saúde). Os testes e retestes devem ser feitos periodicamente, de forma massiva e todas pessoas que tiveram contatos com os positivados devem ser mantidos isolados. A testagem por amostragem das famílias, não garante um retorno seguro para retomada das atividades presencias.
 
3 – Ampliação do Programa Bolsa Cidadania (com colaboração da iniciativa privada) e mapeamento das famílias em vulnerabilidade social. A questão social não é um problema escolar, mas tem reflexos no processo de ensino aprendizagem, logo a prefeitura deveria garantir o isolamento social das famílias em vulnerabilidade social ampliando o Bolsa Cidadania e outras ações da Assistência Social, para a comunidade escolar.
 
4 – A retomada das aulas não ocorrerá 100 por cento presencialmente, sendo assim, reivindicamos que as famílias em vulnerabilidade social sejam as primeiras a receberem tablets comprados pela prefeitura e tenham internet banda larga em suas residências o custo de uma internet cabeada é aproximado ao de internet via torres de celular, que é de menor qualidade.
 
5 – Atendimento individualizado com agendamento em locais arejados. Os alunos que tiverem dúvidas poderão agendar horários com os professores nas unidades escolares sem aglomeração. Destacando que temos inúmeros alunos com dificuldades severas de aprendizado, logo solicitamos que atendimentos com médicos, fonoaudiológos, psicopedagogos e outros sejam imediatamente providenciados e garantidos.
 
6 – Retomada gradual com servidores já imunizados, lemvrando que a Coronavac só oferece efeito de imunização, após 15 dias da segunda dose.
 
7- Garantia da ampliação do número dde profissionais de limpeza, bem como materiais e treinamento necessários por conta da pandemia. Conhecemos a realidade das escolas municipais em todos os níveis de educação e sabemos que faltam profissionais de limpeza. O momento exige a contratação de novos profissionais para que a higienização dos espaços sejam feitas de maneira adequada . Isso significa limpeza e sanirizacao das salas, a cada troca de período, bem como, limpeza das superfícies utilizadas por cada turma como maçanetas, põe exemplo. Na educação infantil e outras modalidades de ensino as salas utilizadas de maneira compartilhada devem ser higienizadas com produtos adequados, antes da troca de cada turma.
 
8- Aquisição de máscaras n95 para toda comunidade escolar, bem como, álcool em gel individual. Se a escola atenderá preferencialmente as famílias em situação de vulnerabilidade os servidores e familiares deverão receber EPis com comprovação cientifica de redução de infecção e propagação dos vírus. Vale lembrar que a recomendação das máscaras n95 ocorreu em países europeus para não propagação do vírus.
 
9 – Redução gradual do números de aluno por sala. Inúmeras escolas tem número acima do recomendado por metro quadrado antes da pandemia em todas as modalidades de ensino. Sendo assim reivindicamos a ampliação de salas e a redução das turmas para que seja garantida a segurança dos alunos e dos servidores.
 
10- Seguir a proposta apresentada pelos professores da FMRP USP de retomada segura das aulas presenciais, destacamos alguns pontos do documento de forma resumida:
 
  • (1) Manter o distanciamento até que 70% da população esteja vacinada.
  • (2) O número de novos casos/dia/100.000 habitantes deve ser menor ou igual a 10, incluindo na conta os assintomáticos, o que significa, entre os casos sintomáticos testados, 2 novos casos/dia/100.000 hab.
  • (3) Testar regularmente a população escolar, o que não elimina alguns falsos negativos circulando e transmitindo, mas reduz a um número menos de casos.
 
Compreendemos a dificuldade financeira do município, sendo assim caso os recursos não sejam conseguidos através de doação, poderão ser arrecados com aumento da tributação de imóveis de alto padrão , ITBI, IPTU. Além disso, o governo municipal deveria tributar cartórios e bancos na cidade. Precisamos de mais investimentos do Estado brasileiro, contudo essa conta não deve ser paga por trabalhadores e pela população socialmente vulnerável. A abertura sem as devidas condições adequadas coloca em risco a população e os servidores, por isso estamos em greve.
 
Profissionais. da Educação em greve, pelo direito à vida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90