Celebrado anualmente em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate tem como objetivo enaltecer esse derivado do cacau tão amado por pessoas no mundo inteiro.
Para o cardiologista Yuri Brasil, a data também serve para informar sobre os diversos benefícios do chocolate para a boa saúde do coração, porém é preciso atenção e cautela ao consumi-lo.
“Primeiramente a gente precisa levar em consideração que os benefícios do chocolate não estão associados aos tipos ricos em leite ou brancos, mas sim aqueles com alto teor de cacau, acima de 70%”, explica o especialista.
Leia Também: Confira quem pode se imunizar contra a Covid-19 nesta quarta-feira (7).
Um estudo publicado no periódico científico Nutrients revelou que os vasos sanguíneos funcionam melhor em momentos de estresse quando se consome uma bebida que contenha cacau, pois esse alimento é rico em flavonoide. “Uma substância que age principalmente na membrana do endotélio, que reveste o coração e fica protegida quando ingerimos o nutriente”, diz Brasil.
A pesquisa coordenada no Reino Unido ainda revelou que a ingestão de chocolates ricos em cacau também contribui para a redução do risco de doenças como diabetes, insuficiência renal e até mesmo quadros de trombose.
Porém, como qualquer outro alimento, o médico explica que a substância não deve ser consumida em excesso, pois pode acarretar malefícios para o nosso organismo. “O recomendado é consumir 150 miligramas diárias de flavonoide, o equivalente a uma porção discreta de chocolate com alto teor de cacau”.