Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/06/2022 às 10h13min - Atualizada em 30/06/2022 às 10h13min

Receita paga hoje (30) restituição de 2º lote do Imposto de Renda; veja se tem direito

Dinheiro cai na conta. Saiba como consultar

Informações Agência Brasil
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

A Receita federal começa a pagar nesta quinta-feira (30), os valores refentes ao 2º Lote da restituição do Imposto de Renda 2022. O dinheiro será depositado na conta bancária que o contribuinte informou no ato da declaração.

 

São RS 6,3 bilhões para atender 4.250.448 contribuintes. Os quase 3 milhões de beneficiados fazem parte do grupo de prioridade legal, ou seja, contribuintes com mais de 80 anos ou idosos entre 60 e 79 anos, com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além de contribuintes em que a maior fonte de renda é o magistério.

 

Outros também quase 3 milhões contribuintes, são os chamados “não prioritários” que entregaram a declaração até o dia 19 de março.

 

Vale lembrar que o contribuinte que não entrar nesta remessa de pagamentos poderá receber o dinheiro de restituição nos dias 29 de julho, 31 de agosto ou 30 de setembro. O motivo é que o pagamento é realizado conforme a data de entrega da declaração. Se não recebeu nada, a declaração esta retida na malha fina.

 


Consulta

 

A consulta pode ser feita na Página da Receita na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

 

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 0800-729-0001 e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90