Araraquara Agora Publicidade 728x90
27/07/2023 às 11h45min - Atualizada em 27/07/2023 às 11h45min

Clima do inverno favorece o aumento dos casos de pneumonia

Especialista orienta os principais cuidados e alerta para a importância da vacinação

Foto Ilustrativa/ Marcelo Camargo por Agência Brasil

Leia Também:
Dia dos Avós: entenda a importância de fortalecer os laços entre as gerações.
Mentiu? Código pode entregar trabalhadores que mentem para conseguir atestado médico.

 

 



O inverno tem sido responsável por quedas consideráveis de temperatura em todo o país, o que, segundo o pneumologista Dr. Flávio Arbex, deve ser visto como um motivo de alerta para a ampliação dos cuidados com a saúde, especialmente no que diz respeito a prevenção da pneumonia, uma infecção respiratória grave, que pode levar a morte caso não seja tratada adequadamente.

 

​“A pneumonia tem a capacidade de impactar o sistema de defesa do organismo de uma pessoa, criando um quadro infeccioso que pode acometer o pulmão e, em alguns casos, até mesmo desencadear uma infecção sistêmica, como no caso da sepse”, explica o especialista.
 


​Arbex também comenta que o corpo humano já possui a bactéria causadora da doença, mas ao perder o mecanismo de defesa, se abre espaço para a evolução do problema.

 

O que facilita a transmissão de forma aspirativa, principalmente durante o inverno, quando há uma maior permanência de pessoas em espaços fechados e com pouca ventilação, proporcionando a circulação de microrganismos, como os vírus respiratórios”.
 


​Dr. Flávio explica que um correto diagnóstico somente será realizado após a análise detalhada de um pneumologista, que irá verificar os sintomas do paciente por meio de exames como a auscultação dos pulmões (verificação de ruídos pulmonares) e a radiografia do tórax.

 

Entre os sinais mais característicos da doença estão:

  • Tosse;
  • Produção de muco;
  • Falta de ar;
  • Dores no tórax;
  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Alterações na pressão arterial.



Diante desse cenário, o pneumologista alerta para a importância da vacinação, pois já existem imunizantes capazes de proteger a população contra a pneumonia que podem ser aplicados em menores de 2 anos e nas pessoas acima dos 60.

 

Outras dicas de proteção consistem em algumas medidas simples, como evitar aglomerações, não fumar, lavar as mãos com frequência e realizar a correta higienização do ar-condicionado”.
 



 

 

  • Especialista em pneumologia, Flavio Ferlin Arbex é médico e doutor pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), instituição na qual também realizou residência em clínica médica e pneumologia.
  • Atualmente, é professor de Pneumologia da UNIARA e Coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, além de membro das Sociedades Paulista e Brasileira de Pneumologia (SPPT e SBPT) e das Sociedades Americana e Europeia de Pneumologia (ATS e ERS).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90