Um novo decreto municipal foi anunciado pelo prefeito Edinho Silva na noite desta sexta-feira (16), por meio das redes sociais. Desta vez, o documento flexibiliza as o funcionamento de setores econômicos na cidade. Depois de 70 dias classificada no Plano São Paulo em fases restritivas, Araraquara voltará a ter menor rigidez nas atividades.
"Nós estamos aqui publicando um decreto para que a gente possa ajudar as empresas. [...] Ajudar para que a cidade volte a viver, mas com muita responsabilidade. Por isso nós precisamos, para que tudo isso dê certo, do seu apoio", declarou o prefeito.
Conforme informou Edinho, as lojas poderão funcionar a partir de domingo (18), das 10h às 18h. Já nos sábados, o funcionamento será das 9h às 17h. Na mesma data, as igrejas poderão abrir com ocupação de 25% e aplicação de protocolos sanitários, além de distanciamento de 2m entre os presentes.
Os shoppings seguem o comércio, mas aos domingos vão atender das 11 às 19h. Do dia 18 de abril até o próximo final de semana, restaurantes continuam em delivery, drive-thru e vendas na portas, sem frequentar o estabelecimento.
A partir do dia 24 de abril
A partir de 24 de abril, um novo decreto será publicado pela Prefeitura de Araraquara, com todos os detalhes de regras e do que poderá funcionar com a nova "Fase de Transição". No entanto, o prefeito adiantou alguns dos setores que poderão abrir.
De acordo com Edinho Silva, na próxima semana os bares e restaurantes poderão retornar com o atendimento presencial. Academias, clubes e outros locais que tenham atividades esportivas também voltam. Praças serão liberadas, assim como parques. Eventos, convenções e atividades culturais também devem ser permitidos.
Regras em Araraquara
A Prefeitura de Araraquara elabora um projeto para dividir a cidade em 50 regiões, em parceria com a Unesp e o Daae. Será feito um monitoramento da rede de esgoto por meio de coletas para avaliar a carga viral. Caso apresente um crescimento na carga viral, a Prefeitura de Araraquara vai isolar a região, ao invés de fechar a cidade inteira.
Durante o pronunciamento, Edinho Silva também comentou sobre normas construídas com cientistas, que devem ser seguidas em Araraquara. Entre elas, está a possibilidade de um novo fechamento total caso a confirmação diária de casos de coronavírus ultrapasse a marca de 30% das amostras analisadas por três dias seguidos.
Além disso, a cidade vai continuar com as barreiras sanitárias. Com isso, as pessoas de fora ainda terão que apresentar um teste negativo feito pelo menos nas últimas 48 horas para entrar em Araraquara.
Ainda segundo o prefeito de Araraquara, equipes de testagem para o coronavírus estarão em diversos setores econômicos, como no comércio, indústrias, restaurantes, bares, academias e vários outros, com o intuito de reforçar o combate a doença. As equipes de saúde chegarão no lugar para fazer testagem e se tiver pessoas contaminadas, o local será fechado.
"Nunca mais queremos viver aquilo que a cidade viveu em fevereiro. [...] Hospitais lotados, falta de leitos, pessoas doentes aguardando internação... não tínhamos leitos para internar todos os nossos doentes. Isso, nunca mais", destacou o prefeito de Araraquara.